Fátima: Reitor do Santuário quer aprofundamento das dimensões da mensagem de Fátima

Simpósio teológico-pastoral, a decorrer até domingo, é uma das formas de entender uma nova dimensão da mensagem

Fátima, Santarém, 31 mai 2014 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que “além de divulgar é necessário aprofundar a mensagem de Fátima e as suas dimensões”, na linha do simpósio teológico-pastoral a decorrer até domingo.

“Este simpósio é uma forma de divulgar a mensagem de Fátima mas além disso pretende aprofundar as dimensões da mensagem de Fátima, pegar em aspetos da própria mensagem e aprofundá-los para conseguir uma síntese e podermos fazer uma divulgação mais fiel da mensagem de Nossa Senhora neste lugar”, afirmou o reitor em declarações à Agência ECCLESIA.

Padre Carlos Cabecinhas destacou ainda a transmissão online deste simpósio teológico-pastoral com o tema “Experiência de Deus e responsabilidade humana” como importante forma de divulgação do encontro e da mensagem.

O reitor entende ainda que Fátima tem grande destaque na religiosidade popular mas há outros aspetos a aprofundar.

“Não renegamos essa dimensão de piedade popular que está ligada a Fátima, no entanto, entendemos que essa dimensão deve ser vivificada com uma reflexão teológica aprofundada”, disse.

A iniciativa integra o calendário de atividades previsto a celebração do Centenário das Aparições.

“Esta é uma de muitas iniciativas que nos tem ajudado a preparar este centenário e estamos às portas dos dois anos decisivos, 2016 e 2017, que queremos que sejam festivos e importantes para a difusão e aprofundamento da mensagem de Fátima”, destacou o reitor do Santuário.

Quanto à visita do Papa Francisco a Fátima nesse ano da comemoração centenária o padre Carlos Cabecinhas tem grande expetativa porque “o convite está feito” mas não há confirmação.

“A Santa Sé não faz confirmações com esta distância, contamos com ele, mas não temos confirmação”, conclui.

O simpósio encerra este domingo com o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com uma reflexão sobre “O Santuário de Fátima e a renovação da Igreja em Portugal – uma leitura histórico-pastoral”.

LFS/SN

Partilhar:
Scroll to Top