Padre Carlos Cabecinhas presidiu a celebração com renovação do compromisso
Fátima, 10 jan 2022 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima manifestou o seu “reconhecimento agradecido” aos voluntários da instituição, que este sábado renovaram o seu compromisso, numa Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade.
Mais de mil voluntários garantiram o reforço do acolhimento de peregrinos, entre maio e outubro de 2021, aos fins de semana e nas grandes peregrinações, informa o santuário nacional, sublinhando que este serviço permitiu assegurar o cumprimento das medidas sanitárias assumidas na pandemia de Covid-19.
O padre Carlos Cabecinhas destacou este “contributo permanente” dos voluntários.
A pandemia obrigou a redefinir o plano de voluntariado do Santuário de Fátima para 2020, centrando-o na resposta às necessidades emergentes como o acolhimento e a monitorização das regras de segurança sanitária nos diferentes espaços da Cova da Iria, dos celebrativos aos museológicos.
A equipa de voluntários na Cova da Iria divide-se em vários grupos e apoiam diversos setores, como a comunicação social, no serviço de informações, na Capela da Reconciliação, no apoio à música litúrgica, os acólitos, o coro do santuário, leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão, na expedição das publicações, apoio à ornamentação dos espaços.
CB/OC