Francisco manifestou intenção de visitar a Cova da Iria em 2023, durante encontro com Marcelo Rebelo de Sousa
Fátima. 12 mar 2021 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima disse hoje que um regresso do Papa à Cova da Iria seria “motivo de enorme alegria”, comentando a intenção manifestada por Francisco durante um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, no Vaticano.
“Saber hoje, depois do encontro com o senhor presidente da República, que o Papa pretende regressar a Fátima por ocasião da Jornada Mundial da Juventude [Lisboa, 2023] é de facto motivo de grande regozijo e o Santuário prepara-se obviamente para o receber de braços abertos”, refere o padre Carlos Cabecinhas, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.
Em declarações à RTP e Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que na sua audiência privada com o Papa esteve em cima da mesa uma possível viagem de Francisco do Papa a Portugal, “a Lisboa e a Fátima”, por ocasião da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai decorrer, no verão de 2023, na capital portuguesa.
O reitor do Santuário de Fátima colocou a JMJ 2023 como “horizonte” que acompanha a vida pastoral da instituição.
“A própria Jornada tem um tema mariano e por isso nos diz muito e toca muito a vida do Santuário, sendo esta já a nossa opção pastoral para este período até às Jornadas Mundiais da Juventude e que se vê agora coroada com esta notícia que o Papa pretende também vir a Fátima nessa ocasião”, observou o padre Carlos Cabecinhas.
O Santuário de Fátima assinala, em nota publicada online, que sintonizou os próximos três anos da sua ação pastoral com a preparação da próxima edição internacional da JMJ, no verão de 2023, em Lisboa, “procurando responder aos novos desafios pastorais colocados pela pandemia”.
OC