Instituição registou participação de mais de 1,15 milhões de peregrinos, entre 24 de julho e 10 de agosto
Fátima, 13 ago 2023 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima destacou hoje a “enorme presença” de jovens na Cova da Iria, no contexto da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, concluída há uma semana.
“Preparamos o acolhimento para os jovens participantes na JMJ num período de duas semanas e meia, que ia de 24 de julho a 10 de agosto. Nesse período, tivemos um número superior a 1,15 milhões presenças (participantes em celebrações) aqui no Santuário”, disse o padre Carlos Cabecinhas, em declarações aos jornalistas, no final da peregrinação internacional aniversária de agosto.
Segundo o responsável, o dia 5 de agosto, em que Francisco rezou na Capelinha das Aparições, foi o que registou a maior presença de peregrinos no Santuário, seguido do dia 31 de julho, num momento em “que os jovens que estavam nas dioceses, na pré-jornada, na sua deslocação para Lisboa”.
“São números muito animadores e que ultrapassam aquelas que eram a nossas melhores expetativas”, afirmou o reitor do Santuário, destacando as 68 nacionalidades de jovens que se fizeram presentes em Fátima.
O padra Carlos Cabecinhas elogiou a “presença muito significativa de todos os continentes, de muitas partes do mundo”, fazendo referência ao trabalho de acolhimento encetado pelo Santuário, nomeadamente através da ‘Aldeia Jovem’.
O espaço ofereceu condições de alojamento e alimentação e acolheu mais de 2600 jovens no acantonamento, 1500 jovens no acampamento e registou o atendimento de mais de 15 mil peregrinos na tenda de refeições.
O sacerdote considerou que a presença jovens nestas últimas semanas se projeta como um contribuo “fundamental” para a difusão da mensagem de Fátima.
Da JMJ fica o entusiasmo contagiante da presença dos jovens em Portugal e em Fátima. Desde o início sublinhámos que esta era uma aposta de futuro, que era o esforço de dar a conhecer Fátima aos mais jovens, certos de que eles não deixarão de voltar. Por outro lado, foi também um momento fundamental para darmos a conhecer Fátima, certos de que os jovens vão ser agora os grandes anunciadores e difusores da mensagem de Fátima, nos seus países”.
Questionado sobre o número de peregrinos que acompanhou a passagem do Papa, o reitor do Santuário optou por destacar “as atitudes e os gestos desse dia”.
O padre Carlos Cabecinhas realçou a atenção de Francisco para com os reclusos, os doentes e os jovens com deficiência, além das referências do Papa à passagem pela Capelinha das Aparições como “um momento importante de oração pela paz”.
OC