Alargamento do campo de ação e celebração do centenário das aparições justifica nomeação
Fátima, Santarém 13 set 2013 (Ecclesia) – O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima assinalou que o vice-reitor, nomeado hoje pelo bispo diocesano, “será uma preciosa ajuda no desempenho da missão do Reitor”.
“O Santuário de Fátima tem alargado progressivamente o seu campo de ação. Hoje, as exigências são claramente mais extensas do que eram antes, daí esta necessidade da existência de um Vice-Reitor”, assinalou o reitor, padre Carlos Cabecinhas, à sala de imprensa do Santuário de Fátima.
Com este alargamento do plano de ação do Santuário da Cova da Iria, o reitor sentiu ser “oportuno e necessário” solicitar ao bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, a nomeação de um vice-reitor, um cargo estatutário não era ocupado há alguns anos.
Em 2017, o Santuário de Fátima celebra o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos e este foi outro fator decisivo para esta nomeação.
“A celebração do Centenário das Aparições representa um acréscimo significativo de atividades e de campos de ação, mas também um acréscimo de aspetos da ação pastoral do Santuário que pensamos ser nosso dever continuar no futuro”, acrescenta o padre Carlos Cabecinhas.
“Agradeço ao senhor D. António Marto ter acedido ao meu pedido de nomeação do Vice-Reitor e agradeço ao Cónego Emanuel Silva a sua disponibilidade para o serviço que agora lhe é pedido”, sublinha o Reitor.
O padre Carlos Cabecinhas reconhece no vice-reitor “capacidades para desempenhar as funções” para as quais foi nomeado.
No processo de discernimento, o reitor consultou os dois órgãos colegiais que o apoiam nas decisões mais relevantes do Santuário de Fátima, o Conselho de Diretores de Serviços (CODIS) e o Conselho de Capelães (COCA).
Segundo o regulamento do Santuário de Fátima, o vice-reitor desempenha as “funções que o reitor lhe atribuir” e substitui-o na sua ausência.
O cónego Emanuel Silva continuará a desenvolver a atividade de capelão e diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica assumindo ainda a responsabilidade do Secretariado da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.
A Reitoria do Santuário passa assim a ser composta pelo reitor, vice-reitor e pelo secretário da reitoria.
CB