Celebração marcou peregrinação mensal de novembro
Fátima, 14 nov 2023 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima assinalou esta segunda-feira o aniversário da dedicação da Basília da Santíssima Trindade, na Cova de Iria, e convidou os peregrinos a assumirem o compromisso de união com o Papa Francisco.
“É marca característica de Fátima a união com o Santo Padre, que faz parte da própria mensagem de Fátima”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas, citado pelo Santuário, na homilia da Missa da peregrinação mensal de novembro.
Assinalando a celebração de aniversário da dedicação da catedral, o sacerdote impeliu à tomada de consciência da Igreja viva: “A igreja edificada é símbolo da Igreja que somos”.
O responsável refletiu sobre a segunda leitura da eucaristia em que São Pedro assegurou que “Deus não habita em edifícios, mas na comunidade crente, edificada por Cristo, como uma construção viva”.
“A comunidade cristã e o coração humano são o verdadeiro templo onde Deus habita, o lugar do encontro com Deus por excelência”, defendeu o padre.
Para o reitor do Santuário de Fátima, “nada na vida da Igreja” pode ser “indiferente” aos cristãos.
“Alegramo-nos com as suas alegrias [da Igreja], sofremos com a infidelidade dos seus membros. E esta consciência aponta para a comunhão com o Santo Padre, que é o sinal visível da unidade”, referiu, realçando que o título de basílica dada à Igreja de Santíssima Trindade põe em evidência o “vínculo especial de comunhão com o Sucessor de Pedro”.
O padre Carlos Cabecinhas abordou também a centralidade da Santíssima Trindade mensagem de Fátima, expressa na dedicação dada à Igreja, informa o Santuário de Fátima.
“A Santíssima Trindade está no centro da mensagem de Fátima, que nos apela veementemente a dar a Deus um lugar especial na nossa vida, vivendo de acordo com a sua vontade, dedicando tempo à oração, descobrindo os sinais da Sua presença nos outros e nos acontecimentos”, indicou.
A igreja da Santíssima Trinadade, dedicada em 2007, recebeu o título de basílica pelo decreto de 19 de junho de 2012, indicando o 13 de novembro como o dia da sua festa litúrgica,
O edifício tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentado por um grande pilar que suporta toda a cobertura e evita colunas no interior do edifício, projetado por Alexandros N. Tombazis, arquiteto grego.
Com um volume de quase 130 mil metros cúbicos e uma altura média de 15 metros, a basílica tem uma nave central de aproximadamente 8500 lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, pode ser completamente aberto em caso de necessidade.
“Basílica” é o título concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações.
LJ/OC