Padre Carlos Cabecinhas evocou lugares atingidos pela guerra
Fátima, 13 nov 2024 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima presidiu hoje à Missa da solenidade litúrgica da dedicação da Basílica da Santíssima Trindade, convidando os peregrinos à comunhão e a rezar pela Paz.
“Rezemos pelo Santo Padre, mas tenhamos também presente a intenção a Paz no mundo e nos lugares mais atingidos pelos conflitos, pela guerra, pela violência”, disse o padre Carlos Cabecinhas, no início da celebração.
Citado pelo portal oficial do santuário de Fátima, o sacerdote desafiou os peregrinos a ser “pedras vivas” da Igreja.
“A dedicação de uma igreja é sempre convite a tomarmos consciência de que somos Igreja, que nós somos a Igreja. Tenhamos, por isso, presente, nesta nossa celebração, os bispos portugueses, que estão reunidos em assembleia plenária, aqui em Fátima, por aquilo que são os assuntos que têm de discutir e pelo seu ministério”, assinalou.
Fátima desafia-nos a estarmos em comunhão com o Papa Francisco, aderindo aos seus ensinamentos, e convida-nos a ajudá-lo, sendo suporte para o seu ministério com a nossa oração”.
A igreja da Santíssima Trindade foi dedicada em 12 de outubro de 2007 pelo cardeal Tarcisio Bertone, em representação do Papa Bento XVI no encerramento do 90.º aniversário das Aparições de Fátima; seria elevada a basílica em 2012, destacando a sua importância pastoral e o vínculo especial de comunhão com o Papa, recorda o Santuário nacional.
“Esta Basílica recorda-nos constantemente o veemente apelo da mensagem de Fátima a darmos a Deus lugar que só a Ele compete na vida de cada um de nós, vivendo de acordo com a Sua vontade, dedicando tempo à oração, descobrindo os sinais da Sua presença nos outros e nos acontecimentos que nos cercam”, concluiu o padre Carlos Cabecinhas.
OC