Fátima: Reitor afirma que a Liturgia pede que se viva «de acordo com a vontade de Deus»

Fátima, 05 mar 2018 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima afirmou que a Liturgia pede que se viva “de acordo com a vontade de Deus”, para que a vida seja um “culto agradável a Deus”, este domingo, na Basílica da Santíssima Trindade.

“Examinar a nossa relação com Ele, o lugar que Lhe damos na nossa vida e a coerência entre a fé que professamos, o modo como a celebramos e a forma como a vivemos”, foi o desafio do padre Carlos Cabecinhas, na homilia da Missa a que presidiu este domingo.

O sacerdote explicou que “os dez mandamentos são parte integrante da Aliança e sua condição” e abrangem “dimensões fundamentais” da existência humana, “a relação com Deus e a relação com os outros”.

“O culto agradável a Deus é aquele que brota de uma vida vivida de acordo com a vontade de Deus”, afirmou, contextualizando que a mensagem de Fátima “chama a atenção” para as “exortações” da Palavra de Deus ouvidas na Eucaristia.

“Se Jesus inaugura uma forma nova de relação com Deus, em que o que mais importa é a oferta da própria vida, é essa mesma exortação que Nossa Senhora, logo na primeira aparição, aqui, na Cova da Iria, dirige aos Pastorinhos”, desenvolveu o reitor do santuário mariano.

Neste contexto, realçou que os pastorinhos videntes “fizeram das suas vidas uma oferta a Deus”, que se expressava na forma como viviam, “na coerência que procuravam entre a fé e as suas atitudes”, na procura do encontro com Deus.

Para o padre Carlos Cabecinhas o tempo quaresmal surge como “favorável” para que cada um se interrogue sobre a forma como vive a fé, “a relação com Cristo, o Novo Templo, o lugar do encontro com Deus”.

O ofertório da Eucaristia reverteu para a Cáritas Portuguesa, que este domingo terminou a sua semana nacional 2018 que teve como tema ‘Uma Só Família Humana, Cuidar da casa Comum’, numa reflexão sobre ‘ecologia integral’.

No seu sítio online, a Sala de Imprensa do santuário da Cova da Iria informa ainda que registarem para a celebração cinco grupos, 3 de Portugal e dois grupos polacos.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR