Fátima, 17 Abr 2020 (ECCLESIA) – Em tempos de “contenção absoluta” devido à pandemia do Covid-19, o Santuário de Fátima considera que o resultado “da experiência de transmissão das celebrações online não poderia ser mais positivo”.
Com o encerramento “de quase todos os espaços celebrativos do Santuário de Fátima”, que permanecem “inacessíveis aos peregrinos desde o passado dia 14 de março”, o resultado da experiência de transmissão das celebrações online “não poderia ser mais positivo”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“É à volta da televisão ou das redes sociais” que se constroem os “novos ´templos´ domésticos” e ajudar na sua criação foi um dos maiores desafios do Santuário de Fátima, refere.
Quer no Youtube quer no Facebook a média diária das assistências em direto, por celebração, “somadas as duas redes, ronda as seis mil pessoas” e “o número de subscritores do canal do Santuário de Fátima no Youtube (93,4 mil) e “o número de seguidores da página do Santuário no Facebook (1,1milhão) têm tido um crescimento assinalável desde que se iniciaram as transmissões”, revela o comunicado do Santuário de Fátima.
Entre 20 de março e 16 de abril, as publicações do Santuário alcançaram “mais de 6,4 milhões de pessoas, isto é, registou-se um aumento 48%”, lê-se.
No Youtube, o canal do Santuário de Fátima tem agora 93,4mil subscritores, quando no início do ano tinha apenas pouco mais de 64 mil.
“Temos a graça e a responsabilidade de poder tornar-nos presentes na vida de tantos cristãos de todo o mundo, graças aos meios virtuais de que dispomos. Desde a primeira hora que o Santuário procurou responder a este desafio com a transmissão de várias celebrações ao longo do dia” afirmou, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o diretor do Departamento de Liturgia, padre Joaquim Ganhão.
“No dia 13 de março percebi que estava a chegar um tempo diferente”, mas “jamais conseguia vislumbrar, nesse momento, todo o seu alcance”, confessa o diretor do Departamento de Liturgia.
Durante este tempo de pandemia e confinamento, que impossibilita a deslocação dos peregrinos à Cova da Iria o Santuário de Fátima vai continuar a levar até à casa dos peregrinos quatro celebrações diárias com transmissão em www.fatima.pt.
LFS