Lisboa, 23 out 2014 (Ecclesia) – As obras de reabilitação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, tendo em vista as celebrações do Centenário das Aparições, vão estar concluídas em junho de 2015, anunciou a empresa responsável pela intervenção.
“O projeto de conservação e requalificação do interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é da autoria da arquiteta Joana Delgado e visa corrigir a natural deterioração provocada pela passagem do tempo, bem como preservar e valorizar o edifício e o património artístico nele integrado”, explica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A nota de imprensa revela que as obras em curso, da responsabilidade da empresa Ramos Catarino, “vão proporcionar o tratamento adequado à conservação e restauro de todo o conjunto da basílica”, para além das estruturas do edifício vão requalificar também “os vitrais, madeiras, instalações elétricas, coberturas e outros elementos”.
Durante as obras de requalificação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, as Capelas Tumulares dos Pastorinhos continuam a poder ser visitadas, “o que implicou a criação de um túnel de proteção para os peregrinos”.
Os trabalhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima tiveram início no último dia 14 de maio.
A primeira pedra deste templo foi benzida a 13 de maio de 1928, tendo a sagração ocorrido a 7 de outubro de 1953, com o Papa Pio XII a conceder-lhe o título de basílica em 1954.
CB/OC