Fátima, 08 jul 2023 (Ecclesia) – A próxima edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, em julho de 2024 vai ter como temática a vida da Irmã Lúcia, uma das videntes das Aparições de 1917, recentemente declarada como venerável pelo Papa.
O anúncio foi feito por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, em declarações à Sala de Imprensa da instituição.
Segundo o especialista, a edição de 2023, concluída esta sexta-feira, “cumpriu os propósitos que estão atribuídos a esta iniciativa, que é juntar investigadores e outras pessoas que tenham interesse pelas temáticas de Fátima, este ano especificamente sobre a temática da peregrinação”.
“Na verdade, quando dizemos a peregrinação a Fátima, parece-nos uma realidade monolítica, mas é uma realidade que deve ser vista através das diferentes áreas do saber, que foi isso que aqui também tentamos montar”, acrescentou, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.
Para o diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, é necessário promover novos estudos, em ordem à perceção desta realidade que é tão poliédrica, e pode estar já a alterar relativamente a outros conhecimentos”.
Maria da Graça Poças Santos, do Instituto Politécnico de Leiria, traçou esta um perfil do Peregrino de Fátima na primeira aula do segundo dia dos Cursos de Verão, edição de 2023.
A investigadora indicou que segundo dados do seu estudo o visitante de Fátima, é maioritariamente do sexo feminino (54,4%), e com uma média de idades na ordem dos 50 anos.
A maioria dos visitantes são casados, 64,1% e faz-se acompanhar por membros da família (71,5%).
Esta edição contou com cerca de 80 formandos, oriundos de Portugal e Espanha.
OC