Irmãs, educadores, alunos e colaboradores das várias presenças da Província participaram na peregrinação jubilar que incluiu a passagem pelo pórtico da esperança

Fátima, 04 nov 2025 (Ecclesia) – A Província Portuguesa Nossa Senhora de Fátima das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) peregrinou, na passada sexta-feira, até ao Santuário de Fátima, reunindo irmãs, educadores, alunos e colaboradores, em torno do tema “Desperta! Maria caminha contigo!”.
“A Peregrinação Jubilar foi, assim, um tempo de comunhão e graça, vivido à sombra da Mãe que dá nome à Província. Entre a alegria do encontro e o recolhimento da oração, o dia em Fátima expressou o caminho de cada casa e de cada vida consagrada: uma caminhada de esperança, impulsionada pela presença fiel de Maria que nos conduz ao seu Filho Jesus”, descreve a Província, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A peregrinação jubilar, inserida no contexto do Jubileu 2025 que a Igreja Católica está a viver, iniciou-se com uma Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, que foi sentida como “um sinal de comunhão e partilha de uma fé viva, animada pela certeza de que Maria continua a inspirar o caminho educativo e espiritual da província”.
Os grupos dirigiram-se depois até ao topo do recinto, onde se situa o Pórtico da Esperança, “para um dos momentos mais marcantes do dia”, assinala a nota, que indica que “a manhã, até então marcada por chuva constante, ofereceu, nesse instante, um sinal de graça: a chuva parou, permitindo que todos atravessassem o pórtico em oração e silêncio”.
Mais do que um simples sinal, a passagem foi sentida como uma verdadeira experiência de fé e confiança, na qual cada um se descobriu peregrino da esperança, chamado a atravessar o limiar da sua vida para acolher a salvação de Jesus, deixando-se conduzir pela presença materna de Maria”, pode ler-se.
Após o almoço, período em que muitos aproveitaram para se deslocarem aos túmulos dos Pastorinhos e rezar em silêncio, a tarde ficou marcada pela recitação do terço na Capelinha das Aparições que encheu o coração do Santuário.
De acordo com a Província Portuguesa Nossa Senhora de Fátima da FMA, “as crianças e os jovens das escolas salesianas, acompanhados pelos educadores e pelas irmãs salesianas, conduziram a oração dos Mistérios Dolorosos”.

“A Capelinha, repleta de vozes de crianças e jovens, foi o centro de um grande movimento de fé simples e confiante. Os cânticos e as orações criaram um ambiente profundamente mariano, onde se fazia sentir o eco do amor de Maria presente em cada gesto, entre a emoção do momento”, testemunha.
A nota salienta que “ao regressar a casa, cada grupo levou consigo mais do que recordações: levou o desejo de permanecer atento a Deus e aos outros”.
“A experiência vivida tornou-se um apelo para renovar o compromisso educativo e espiritual de cada um, à luz do convite intemporal que continua a inspirar: “Desperta! Maria caminha contigo!”, conclui.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da sua história, até dia 6 de janeiro de 2026; uma iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
LJ/OC




