Fátima: Presidente da Comunidade Vida e Paz vai falar sobre como «habitar o mundo na esperança e na bondade»

Henrique Joaquim participa este domingo na penúltima conferência deste ano integrada no ciclo de preparação para o Centenário das Aparições

Fátima, Santarém, 05 mar 2013 (Ecclesia) – O presidente da direção da “Comunidade Vida e Paz” vai ser o orador de serviço, este domingo, na quinta conferência do ano integrada na preparação do Centenário das Aparições de Fátima, marcado para 2017. 

De acordo com informações avançadas pelo centro de comunicação social do Santuário de Fátima, Henrique Joaquim vai abordar o tema “Habitar o mundo na esperança e na bondade”, durante uma sessão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a partir das 16h00. 

Iniciado em 2010, o ciclo de preparação para o Centenário das Aparições de Fátima pretendeu este ano recordar “de forma especial a segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de junho de 1917”.

Segundo a organização, o tema “Não tenhais medo” inspirou-se na “promessa de Nossa Senhora à vidente Lúcia: O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

Palavras que hoje, numa conjuntura marcada pela crise económica e social, devem ajudar as pessoas a encararem os problemas “a partir da esperança” e sobretudo de “uma esperança que não se oriente só por critérios terrenos mas que confie em Deus e se confie a Deus”, aponta o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. 

A Comunidade Vida e Paz, organização católica nascida em 1989 e tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, dedica-se sobretudo à recuperação de pessoas sem-abrigo, muitas delas envolvidas em situações de toxicodependência e alcoolismo. 

A última conferência do género, enquadrada no calendário pastoral 2012-2013, está marcada para dia 14 de abril e contará com a participação do padre António Martins. 

O secretário da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa vai refletir sobre a temática “Desafiados por Deus na liberdade e na confiança”.

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações (Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima), uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

CCSSF/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top