Fátima prepara celebração do Centenário

Obras de requalificação do Santuário iniciam com construção do túnel para desnivelar o trânsito junto à nova igreja, sem comparticipação do Estado

O Santuário de Fátima e os espaços envolventes vão receber melhoramentos significativos nos anos que antecedem o centenário das aparições marianas (2017).

O reitor daquele espaço, padre Virgílio Antunes, revelou hoje que as obras para desnivelar o trânsito que actualmente passa pela avenida principal de Fátima, dividindo a nova igreja da Santíssima Trindade e o Centro Pastoral Paulo VI, vão começar brevemente.

O túnel, que deverá ser concluído em 18 meses a partir da data do início da construção, terá um custo estimado de 10 milhões de euros, montante que poderá ser parcialmente financiado pela União Europeia, embora o Santuário esteja em condições de assumir integralmente essa verba se o subsídio não for atribuído.

Está também em agenda uma obra que o reitor classificou de “muito difícil e complexa”: a renovação de todo o recinto do santuário, incluindo iluminação, som, pavimento, fluxos circulatórios e planos de evacuação e segurança.

A requalificação vai também incluir o altar do recinto, construído em 1982 para a visita do Papa João Paulo II, e que sempre foi considerado provisório.

O novo altar, que resultará de um concurso internacional, pretende responder às críticas dirigidas ao actual, que tapa a fachada da basílica e parte das colunas (colunata).

As obras, que segundo o padre Virgílio Antunes vão obrigar a “transformações bastante grandes”, visam tornar o Santuário mais acolhedor e bonito.

O programa das actividades religiosas e culturais do centenário das aparições vai ser apresentado à comunicação social no dia 1 de Dezembro, mas sabe-se já que cada ano, até 2017, vai ser dedicado a um tema.

O primeiro vai propor uma reflexão sobre o “Anjo da Paz” – precursor das aparições marianas – enquanto os restantes seis serão dedicados a Maria, Mãe de Jesus.

No início da conferência de imprensa que decorreu esta tarde, dia 12, em Fátima, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, saudou o presidente da peregrinação internacional aniversária, D. Geraldo Agnelo, arcebispo de São Salvador da Bahia, “primeira diocese do Brasil, e única durante 125 anos”.

Apresentando a peregrinação internacional de Outubro, que se realiza nos dias 12 e 13, o bispo de Leiria-Fátima referiu que uma das suas intenções é a operação de resgate dos mineiros chilenos, soterrados desde o início de Agosto. 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top