Fátima: Pórtico inspirado no arco que assinalou o lugar das aparições em 1917 é início do «Itinerário do Peregrino»

100 vozes e mural na internet são outras formas de assinalar centenrário

Fátima, 26  nov 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima apresentou hoje o tema do  Ano Jubilar do Primeiro Centenário das Aparições, o programa das celebrações, que iniciam este domingo, e o itinerário do peregrino, que se inicia no ‘Pórtico do Jubileu’.

“O centro do ano jubilar é sem dúvida a celebração da peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio, que contará coma presença do Papa Francisco”, disse o reitor do Santuário de Fátima na sessão de apresentação do Ano Jubilar, indicando alguns “sinais e gestos” que o assinalam.

O Padre Carlos Cabecinhas disse que o ‘Pórtico do Jubileu’, o ‘Itinerário Jubilar do Peregrino’ e a Oração Jubilar de Consagr«ção a Nossa Senhora’ são propostas para que os peregrinos vivam o Ano Jubilar do Centenário das Aparições, em Fátima.

O ‘Pórtico do Jubileu’ é “inspirado no arco festico que, em 1917 assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco, Jacinta e Lúcia”, lembrou o reitor do Santuário de Fátima.

“O Pórtico pretende assinalar o Centenário e marcar a ritualidade da peregrinação a este Santuário ao longo do ano do Centenário. O pórtico evoca a porta santa ou porta jubilar: é passagem que nos permite aceder ao Santuário e às graças que Deus aí nos dispensa”, afirmou.

O ‘Itinerário Jubilar do Peregrino’ tem início no ‘Pórtico do Jubileu’ e propõe um “itinerário espiritual” a quem visita o Santuário, convidando-os a passar pelos seus “lugares mais significativos”, nomeadamente a Capelinha das Aparições, o Túmulo dos Pastorinhos e a Capela do Santíssimo Sacramento.

O reitor do Santuário de Fátima referiu também que a ‘Oração Jubilar de Consagração a Nossa Senhora’ é a “oração oficial deste jubilar” e vai ser rezada “no final de cada celebração, ao longo deste ano festivo”.

Para o padre Carlos Cabecinhas, o Ano Jubilar é um “ano de compromisso” e um “ano festivo”, durante o qual serão as celebrações a “marcar o ritmo” da vivência do Jubileu do Primeiro Centenário das Aparições.

“Ao celebrarmos o grande acontecimento de Fátima, damos graças a Deus por todas as bênçãos que Ele derrama sobre nós em Fátima, através da mensagem transmitida neste lugar e dos seus protagonistas”, sublinhou o reitor do Santuário de Fátima.

Na sessão de apresentação do Ano Jubilar, o padre Carlos Cabecinhas indicou alguns projetos que assinalam o Centenário, nomeadamente o ciclo de conferências e de música, que inicia a 11 de dezembro; o Congresso Internacional do Centenário das Aparições, que vai decorrer entre os dias 21 e 24 de junho; e o concerto de encerramento do Centenário das Aparições, a 13 de outubro de 2017.

O Jubileu das Aparições vai ser assinalado também com depoimentos de 100 personalidades sobre Fátima, para serem emitidas na rádio e disponibilizadas online e a criação de uma plataforma na internet onde cada peregrino pode deixar “uma breve declaração”, em vídeo, para ser partilhado nas redes sociais, informa o Santuário de Fátima.

A abertura do Ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima realiza-se este domingo, dia 27 de novembro, com a passagem do ‘Pórtico Jubilar’, após a oração do terço, às 10:00, e a procissão com a imagem de Nossa Senhora desde a Capelinha das Aparições, e a celebração da missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR