Fátima, Santarém, 20 set 2012 (Ecclesia) – Um grupo de 30 pessoas com surdez, proveniente de várias cidades portuguesas, peregrinou este sábado ao Santuário de Fátima, onde aprendeu a rezar a ave-maria em Língua Gestual Portuguesa.
A oração rezada pelos participantes “foi um momento que a todos marcou”, afirmou o padre José Augusto Rodrigues, diretor do Departamento de Pastoral da Saúde da Diocese de Leiria-Fátima, citado pela Sala de Imprensa do santuário.
“O facto de se ter conseguido realizar a peregrinação foi uma grande vitória”, acrescentou o sacerdote, um dos principais impulsionadores da peregrinação, que integrou familiares e amigos das pessoas com surdez.
O programa incluiu momentos de oração, formação sobre a mensagem das aparições marianas na Cova da Iria, convívio, passeio pelos Valinhos, nas imediações do santuário, e missa celebrada na Basílica da Santíssima Trindade.
O sacerdote considera que a proposta foi bem acolhida mas salientou que a Igreja Católica tem um “longo caminho” a fazer “para ir ao encontro, acolher e integrar a comunidade surda”.
RJM