Mais de 11 mil quilos foram recebidos em 2013
Fátima, Santarém, 13 ago 2014 (Ecclesia) – Os peregrinos hoje presentes no Santuário de Fátima cumpriram para 74ª vez a tradição de oferecerem trigo à instituição, durante a peregrinação internacional de agosto.
“Tem esta peregrinação a sugestiva particularidade de testemunhar a generosidade dos agricultores de Leiria e de Portugal que, cumprindo uma bela tradição, oferecem trigo dos seus campos, fruto da bondade de Deus e do trabalho humano, para aqui ser transformado, na Eucaristia, em Pão da Vida e Corpo de Cristo para a vida do mundo”, recordou D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, que presidiu à Missa no recinto de oração do Santuário.
“Rezamos por vós, irmãos e irmãs, e agradecemo-vos este gesto tão magnânimo e tão eloquente da vossa generosidade”, acrescentou.
Segundo dados revelados durante a celebração, o santuário recebeu 11 213 quilos de trigo e 404 quilos de farinha em 2013, que foram utilizados para as cerca de 15 mil hóstias e um milhão e 450 mil partículas consumidas em 6955 missas, ao longo desse ano.
Esta tradição começou a 13 de agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da Diocese de Leiria, ofereceu ao Santuário de Fátima 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no próprio Santuário.
Desde aquele ano, os peregrinos, não só de Leiria mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade a este ofertório.
OC