Fátima: Peregrinos lembraram jovens vítimas da crise

Bispo destacou beleza da «multidão incontável» que encheu o santuário no 13 de maio

Fátima, Santarém, 13 mai 2012 (Ecclesia) – As centenas de milhares de peregrinos que se reuniram em Fátima para as celebrações do 13 de maio lembraram os jovens que “vivem apreensivos relativamente ao futuro” por causa da falta de emprego, da violência ou da insegurança.

Durante a oração que antecedeu a bênção dos doentes, integrada na celebração central da peregrinação à Cova da Iria, os presentes rezaram também pelos doentes, em particular “os que sofrem sozinhos”, e pela “Igreja perseguida”.

Na saudação final, o bispo de Leiria-Fátima destacou a “beleza, o encanto e o fascínio” da “multidão imensa e incontável” que acorreu ao santuário, em números fora do normal, segundo as autoridades locais.

“Esta multidão constitui uma paisagem humana de uma beleza verdadeiramente admirável e emocionante”, disse D. António Marto.

O prelado agradeceu a presença do cardeal Gianfranco Ravasi, que presidiu à peregrinação deste ano, e elogiou a mensagem “bela e profunda” deixada pelo responsável máximo do Conselho Pontifício para a Cultura, organismo da Santa Sé, gesto sublinhado por uma salva de palmas dos presentes.

Neste contexto, o bispo de Fátima falou numa cultura que “está a dar sinais de desencanto, de cansaço, de esgotamento, de desorientação, em busca de algo de mais e de melhor, em busca de Deus”.

“Aqui, junto do coração materno de Maria,  encontramos aquilo que a cultura do mundo de hoje anda à busca: acolhimento, conforto, alento, confiança, esperança e paz”, prosseguiu.

No final, D. António Marto convidou as crianças para a peregrinação anual do dia 10 de junho, dedicada aos mais novos em Fátima.

A peregrinação internacional de maio, que evoca o 95.º aniversário da primeira aparição da Virgem Maria na Cova da Iria, teve como tema ‘Eis a serva do Senhor’.

No recinto estiveram presentes mais de 160 grupos organizados de peregrinos de cerca de 30 países.

O Santuário de Fátima revelou que foram atendidas cerca de 780 pessoas no Posto de Socorros e 1480 no ‘lava-pés’.

Até às 12h00, tinham sido queimadas 31 toneladas de velas no tocheiro, junto à Capelina das Aparições, um número que é tido pelos responsáveis do santuário como um “recorde” dos últimos anos.

Foram acreditados para acompanhar esta peregrinação 149 profissionais de 53 órgãos de comunicação de Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Polónia, Guatemala, Argentina e México.

A página do santuário na internet foi visitada esse sábado por mais de 26 mil pessoas, sobretudo de Portugal, Brasil, Espanha, Itália, EUA, Polónia, França, Argentina e México.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou que teve lugar uma total ocupação dos parques de estacionamento do recinto, que levou ao desvio dos veículos pesados de passageiros durante a manhã.

De modo a auxiliar os automobilistas na saída de Fátima após as cerimónias, a GNR apela a “planear a saída de Fátima utilizando os itinerários alternativos e escolher os horários mais adequados a fim de evitar congestionamentos de trânsito”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top