Bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal, D. Sérgio Dinis, preside às celebrações pela primeira vez

Fátima, 12 jul 2025 (Ecclesia) – A preocupação com os cenários de guerra e a oração pela paz vão marcar a próxima peregrinação internacional de julho ao Santuário de Fátima, que se inicia esta noite.
“Não deixamos de rezar por Gaza, não deixamos de rezar pela paz no Médio Oriente, mas temos de manter a nossa oração pela Ucrânia e por aqueles que ali vivem”, refere à Agência ECCLESIA o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário, que no final de junho visitou o território ucraniano.
A peregrinação do 13 de julho vai ser presidida pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal, D. Sérgio Dinis.
“As nossas Forças de Segurança, graças a Deus, em países que vivem em situação de paz como é o nosso, são fundamentalmente uma recordação permanente dessa dimensão de paz que procuramos”, indica o reitor do Santuário de Fátima.
Para o sacerdote, perante “uma III Guerra Mundial em episódios, em pequenos pedaços, o tema da paz, infelizmente, tem ganho redobrada atualidade”.
O testemunho dos videntes de Fátima regista que, na aparição de 13 de julho de 1917, Nossa Senhora lhes disse: “Para impedir a guerra virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos Primeiros Sábados”.
O padre Carlos Cabecinhas pede “algum cuidado” na forma como se interpreta a referência à Rússia na Mensagem de Fátima.
“Não se trata da estigmatização de um povo, trata-se fundamentalmente de uma visão de fé que diz que há regimes que defendem o mal e que lutam contra Deus”, sustenta.
Em conclusão, o reitor deixa um convite para que os peregrinos venham a Fátima rezar pela paz.
“Nossa Senhora pediu neste lugar que rezássemos e que rezássemos concretamente pela paz. A minha mensagem é que venham, que não deixem de vir ou que nas suas casas se associem a nós nesta intenção tão urgente de rezar pela paz do mundo”, apela.
A Peregrinação Internacional Aniversária evoca a terceira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na Cova da Iria, que aconteceu a 13 de julho de 1917.
D. Sérgio Dinis antecipou ao Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima que vai levar a Fátima as intenções “da paz e da justiça”.
O responsável foi ordenado bispo a 26 de janeiro deste ano, em Vila Real, e a 5 de fevereiro tomou posse canónica a 20 de fevereiro, dia da festa litúrgica dos Santos Pastorinhos, na Igreja da Memória, Catedral da Diocese Castrense.
“Na aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos a 13 de julho de 1917, a Mãe de Deus pediu oração, penitência, a consagração da Rússia e a comunhão reparadora dos primeiros sábados. A Virgem do Rosário de Fátima advertiu também para o perigo da guerra, garantindo a vitória da paz e do seu Imaculado Coração”, recorda o Santuário de Fátima.
A celebração vai estar no centro da emissão do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública, este domingo, pelas 06h00.
CB/OC
Fátima: Reitor visitou Santuário na Ucrânia e quer recordar que «aquele drama não acabou»