Fátima: Peregrinação dos migrantes leva milhares ao Santuário

Comunidade cabo-verdiana, terceira mais importante entre os estrangeiros em Portugal, no centro das celebrações de 12 e 13 de agosto

Fátima, Santarém, 12 ago 2011 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe a partir de hoje a peregrinação internacional dos migrantes, que acontece anualmente em agosto, presidida em 2011 por D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago, Cabo Verde.

A iniciativa, na qual são esperadas milhares de pessoas, inicia-se pelas 18h00, na Capelinha das Aparições, e às 21h30 é celebrada a missa da vigília, sob orientação de D. António Vitalino, bispo de Beja e presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana (CEMH), entidade responsável pelo setor das migrações na Igreja Católica em Portugal.

Na manhã de sábado, a partir das 10h00,  D. Arlindo Gomes Furtado preside às celebrações conclusivas.

Segundo o último ‘Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo’, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a comunidade cabo-verdiana é a terceira “mais expressiva” entre a população estrangeira residente em Portugal, com 43 979 cidadãos residentes (9,98%).

40 grupos de diferentes países procederam à sua inscrição no Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário de Fátima, revela a instituição, destacando os jovens que em seguida “rumarão a Madrid, para participação na Jornada Mundial da Juventude”.

A peregrinação dos migrantes é apresentada aos jornalistas a partir das 16h00, numa conferência de imprensa que conta com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto e de D. António Vitalino, para além do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e o diretor da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), frei Francisco Sales Diniz.

A respeito desta iniciativa, a Guarda Nacional Republicana (GNR) emitiu um comunicado, dando conta dos esforços destinados a montar um “dispositivo que garanta a segurança e tranquilidade pública dos peregrinos, entidades presentes e demais população, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima e zonas envolventes”, que se estende à celebração da Assunção de Nossa Senhora, no próximo dia 15, feriado nacional.

Estarão disponíveis para estacionamento a veículos pesados de passageiros os Parques 2, 11 e 12, ficando os restantes para o parqueamento de veículos ligeiros e o Parque 1 reservado para pessoas com mobilidade reduzida.

A Igreja Católica celebra de 6 a 14 de agosto a 39ª Semana Nacional das Migrações, este ano especialmente dedicada à comunidade cabo-verdiana, numa iniciativa organizada pela CEMH e a OCPM com o tema ‘Uma só Família Humana’.

À semelhança das edições anteriores, a intenção é sensibilizar todas as comunidades lusófonas para a realidade migratória e os vários problemas que a rodeiam, como a falta de dignidade no acolhimento aos imigrantes, o racismo, a xenofobia e a exclusão social a que estão sujeitos.

No “projeto eterno de Deus para a humanidade não há espaço para a criação de guetos ou tensões”, sublinha a OCPM, apelando a uma “presença massiva” dos cabo-verdianos em Fátima.

A 31 de dezembro de 2010, a população estrangeira totalizava 445 262 cidadãos, com destaque para as comunidades de Brasil, Ucrânia, Cabo Verde, Roménia, Angola e Guiné-Bissau, sem que se verificassem alterações em termos das dez principais nacionalidades, face ao ano precedente.

A 39ª Semana Nacional das Migrações termina com uma jornada de solidariedade, no dia 14 de agosto: os ofertórios das eucaristias dominicais vão reverter a favor da Pastoral da Mobilidade Humana, que se divide no apoio aos migrantes, ao povo cigano, aos refugiados e marítimos.

JCP/OC

Notícia atualizada às 12h22

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top