Fátima: Peregrinação de outubro é «convite à conversão»

Responsáveis pelas celebrações desafiam fiéis a uma «maior disponibilidade» a Maria e a Cristo que «não abandona» o seu povo

Fátima, Santarém, 12 out 2011 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima espera que a participação do arcebispo de Moscovo, D. Paolo Pezzi, na Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro permita “recuperar laços afetivos e espirituais” entre o culto mariano e os crentes russos.

“O crentes da Rússia encontraram em Nossa Senhora, através dos ícones, um alento e uma proteção que os levou a resistir a uma ditadura”, sublinhou hoje D. António Marto, na sessão de abertura oficial da Peregrinação, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

Em declarações aos jornalistas, o prelado saudou também o contributo de D. Paolo Pezzi “em ordem ao diálogo ecuménico entre católicos e ortodoxos, que melhorou significativamente”.

O arcebispo de Moscovo está em Fátima com uma delegação de cerca de 40 peregrinos provenientes da capital russa e de São Petersburgo, para presidir à última Peregrinação Internacional Aniversária deste ano, dedicada ao tema “Senhor, eis-me aqui”.

“Neste momento histórico, há um convite à conversão e a uma vida autenticamente cristã que nos deve tocar a todos”, referiu D. Pezzi, fazendo votos de que esta peregrinação sirva de base a uma maior “disponibilidade a Maria”.

Um objetivo que ficou expresso pelo prelado italiano quando assinou o livro de honra do Santuário de Fátima.

“É com profunda gratidão que venho como peregrino a Fátima. Nossa Senhora ama a Rússia e aqui nos consagramos a ela novamente”, escreveu.

Numa mensagem de saudação aos fiéis que acorreram a Fátima, o prelado italiano desafiou todos a voltarem o seu olhar para um Cristo “Ressuscitado e Vivo”, que “nunca abandona” o seu povo.

“O Senhor pegou em nós no Batismo para nos inserir num povo novo, o seu povo, reunido pelo poder do seu espírito. E assim podemos caminhar seguros, cheios de esperança”, realçou.

A Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro, que evoca a última das seis aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, conta este ano milhares de peregrinos, vindos sobretudo de Itália, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Espanha e Polónia.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR