Terço rezado em português, castelhano, italiano, inglês, alemão, francês e polaco
Fátima, 05 ago 2023 (Ecclesia) – Jovens com deficiência e seus acompanhantes, leigos e consagrados vão rezar hoje de manhã, em várias línguas, os cinco mistérios gozosos do Terço, na Capelinha das Aparições, juntamente com o Papa.
Francisco chegou em papamóvel, saudando a multidão, e dirigiu-se à Capelinha das Aparições, em cadeira de rodas, permanecendo em silêncio diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima durante vários minutos.
O primeiro mistério, em português, é rezado por Daniela Sá, jovem com deficiência, e por Joana Cardoso, sua acompanhante, e tem como intenção os jovens presidiários, “para que, com o auxílio de Maria, possam sentir a ternura de Deus Pai nas suas vidas e vivam na confiança de que Ele nunca os abandona”, informa o Santuário.
Os jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude são a intenção do segundo mistério, “para que estimulados pela atitude de Maria, se levantem apressadamente e anunciem a todos a Boa Nova de Jesus.”
A oração, em castelhano, é feita por Jesus Sanchez Cossio.
O terceiro mistério é rezado pelos jovens doentes e com deficiência, “para que, à semelhança do carinho de Maria por Jesus, sintam o apoio e o conforto de todos e não sejam vítimas de discriminação”.
Samantha Numerato, jovem com deficiência, reza em italiano este mistério, com Giovanna Picone, sua acompanhante.
A primeira parte do quarto mistério é rezada em inglês pela Irmã Brittany Culver, enquanto a segunda parte é rezada em alemão por Ana Reis e a intenção é a Paz.
Rezemos pela paz, para que a Virgem Santa Maria, que em Fátima pediu «quero que rezem o terço para alcançarem a paz», apresente as nossas orações ao Senhor e seja concedido ao mundo um duradouro tempo de paz”.
O quinto e último mistério é rezado por intenção do Papa Francisco, “para que Nossa Senhora de Fátima lhe faça sentir a sua presença materna, o envolva na luz imensa que é Deus e o guarde no seu Imaculado Coração”.
A primeira parte é rezada em polaco por Emilia Hanzel, jovem com deficiência, e por Teresa Hanzel, sua acompanhante; Christophe Thuillard reza a segunda parte em francês.
Uma saudação do bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, e a mensagem do Papa Francisco aos peregrinos antecedem a bênção final.
Ao sair da Capelinha, o Papa benze a pedra da nova sede da Santa Casa da Misericórdia de Ourém-Fátima e cumprimenta 15 jovens que representam os jovens reclusos e os jovens doentes e portadores de deficiência que o acompanharam no Terço.
Francisco regressa, de papamóvel, ao novo heliporto de Fátima, de onde parte, cerca das 11h00, para o Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa.
O Santuário de Fátima precisa que o Papa é acompanhado na recitação do Terço por 97 jovens com deficiência e jovens reclusos que “não podem participar na Jornada Mundial da Juventude” em Lisboa.
A este número somam-se 14 jovens com deficiência que se deslocaram a Lisboa, apoiados pelo programa ‘Vem para o Meio’, uma iniciativa do Santuário de Fátima dinamizada pela casa em Fátima da Associação Silenciosos Operários da Cruz (SOC).
“No total, 110 jovens e 129 acompanhantes estão com o Papa no Terço, incluindo 19 pedidos individuais de jovens com deficiência, 10 jovens do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, de Fátima, 17 jovens do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima e 6 da Casa do Bom Samaritano”, indica o Santuário.
Cinco jovens reclusos da Prisão-escola do Estabelecimento Prisional de Leiria.
OC