Fátima: Padre Manuel Morujão encerra ciclo de conferência no santuário mariano

«Quem perder a sua vida salvá-la-á» é proferida às 16h00 deste domingo

Fátima, Santarém, 10 abr 2016 (Ecclesia) – O padre jesuíta Manuel Morujão vai apresentar hoje às 16h00 a conferência ‘Quem perder a sua vida salvá-la-á’, no salão da Casa de retiros Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.

“É uma ideia central da Boa Nova de Cristo. Trata-se sobretudo de uma citação autobiográfica, como legenda da vida de Jesus, que viveu a dar a vida”, assinalou o reitor da Comunidade da Faculdade de Filosofia/Apostolado de Oração, em Braga.

Em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima (SISF), o padre Manuel Morujão explicou que a partir da “lógica de Deus que desafia o egocentrismo humano” vai apresentar o “feliz paradoxo evangélico” no tema ‘Quem perder a sua vida salvá-la-á’, “com as suas consequências práticas na vida quotidiana”.

O conferencista destacou que o significado compreendido na expressão “perder a vida” significa “libertar?se do egoísmo, da idolatria do eu” e contextualizou com a expressão dos Exercícios Espirituais de S. Inácio de Loyola – «sair do próprio amor, querer e interesse» – e com a oração de São Francisco de Assis – «É dando que se recebe… É morrendo que se vive para a vida eterna»”.

“Quanto mais nos damos mais rica é a nossa vida. Só quem se perde na entrega serviçal é que se encontra a si mesmo”, sublinhou, observando que o esse versículo evangélico não é exclusivista porque “Jesus dirige-se aos que aceitam segui-lo, indicando as condições, independentemente do próprio estado de vida”.

Segundo o sacerdote jesuíta, na conferência deste domingo a figura e o exemplo de Maria “não poderão ficar esquecidos”, a Senhora da Visitação “descentrada de si mesma e centrada no serviço amoroso de todos nós seus filhos”, bem como os pastorinhos de Fátima que vão ser lembrados como “modelos da arte de perder a vida” para serem salvadores.

O antigo secretário da Conferência Episcopal Portuguesa proferir a quinta e última conferência que encerra o ciclo dedicado ao tema do ano no Santuário de Fátima: ‘Eu vim para que tenham vida’.

À SISF, o padre Manuel Morujão referiu ainda que se pode esperar “algo de muito simples” da sua conferência, no salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, no santuário mariano da Cova da Iria.

CB

Partilhar:
Scroll to Top