Fátima: Ocidente perdeu a noção de Deus

Especialistas em teologia apontam caminhos para a redescoberta do divino, durante o simpósio «Adorar Deus em Espírito e verdade»

Fátima, Santarém, 25 jun 2011 (Ecclesia) – O cónego Arnaldo de Pinho, diretor do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica, refletiu esta sexta-feira, em Fátima, sobre a necessidade de uma nova ideia de Deus, que “se tornou estranho ao Homem”.

De acordo com o site “Família Cristã”, o tema foi abordado na sessão de abertura do simpósio “Adorar Deus em Espírito e verdade”, que está a decorrer no Santuário de Fátima até este domingo.

Numa conferência intitulada “Deus na cultura contemporânea”, o professor de teologia citou a obra de Friedrich Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, para quem “o Cristianismo, com os seus dogmas e regras, constituiu ele próprio um lugar de esquecimento de Deus”.

Tendo deixado de ser progressivamente identificado pelos homens como uma entidade de “graça e bondade”, o Deus cristão “tornou-se estranho ao Homem”, referiu Arnaldo de Pinho.

Segundo o professor catedrático, esta tese já foi reforçada pelo Papa Bento XVI, ao dizer que “um dos principais problemas do Cristianismo de hoje é o de estar a ser vivido como um fardo e não como algo libertador”.

Aqui entra depois aquela que o cónego português considera como a grande questão pastoral dos dias de hoje: Perante esta realidade, “como descobrir Deus para o adorar?”.

Arnaldo de Pinho acredita que o cristianismo deverá ser sobretudo “um caminho de liberdade”, um “mistério” partilhado através da troca de experiências e do testemunho.

A segunda conferencista do dia, Isabel Varanda, também se debruçou sobre esta matéria, durante um painel dedicado à “leitura crente dos sinais dos tempos”.

Esta professora de Teologia sublinhou que “Deus fala aos homens a partir do mundo e tudo no mundo fala de Deus”, propondo em seguida a leitura da encíclica Gaudium et Spes.

“Nela está consagrado o dever da Igreja ouvir, discernir e interpretar o mundo à volta do Evangelho, para a que Boa Nova possa ser levada aos outros da melhor forma possível”, concluiu.

O simpósio “Adorar Deus em espírito e Verdade”, a decorrer na Igreja da Santíssima Trindade, é organizado pelo Santuário de Fátima no âmbito das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora, que terá lugar em 2017.

Trata-se de um evento de caráter teológico-pastoral que procura aprofundar a relação estabelecida entre Deus e os homens, na cultura contemporânea.

FC/JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top