Bispo de Leiria-Fátima presidiu solenidade litúrgica do dia 15 de agosto no Santuário de Fátima
Fátima, 15 ago 2021 (Ecclesia) – O cardeal D. António Marto presidiu hoje à solenidade da Assunção de Nossa Senhora no Santuário de Fátima e disse na homilia da Missa que “o mistério da Assunção é um mistério de esperança, de consolação e de alegria».
“Este mistério da Assunção convida-nos a levantar o olhar para o alto e a vermos como todos somos preciosos aos olhos de Deus e que com Deus não se perde nada do que somos e do que fazemos”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima.
O Santuário de Fátima informa na sua página na internet que o recinto de oração “voltou a ficar praticamente lotado”, atualmente com a possibilidade de acolher 15 mil peregrinos, assinalando a presença de grupos estrangeiros de Itália e Polónia.
Na homilia da Missa, D. António Marto disse que o mundo “torna-se mais belo” onde é “reconhecida a presença de Deus” e afirmou que Maria convida “a viver com esperança mesmo nos momentos mais escuros da vida”.
“Maria está com Deus e em Deus na plenitude da vida como Mãe nossa. E, por isso, está mais próxima de nós nos dias felizes e nos dias difíceis: não estamos sós, nunca estamos sós! Temos uma Mãe que do Céu nos olha com amor e nos serve com a sua solicitude materna”, sublinhou.
“Peçamos-lhe que seja para nós porta do Céu, já desde agora”, apelou D. António Marto na solenidade litúrgica da Assunção de Nossa Senhora.
A Igreja Católica assinala em cada 15 de agosto a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, um dogma solenemente definido pelo Papa Pio XII em 1 de novembro de 1950 e celebrado há vários séculos, numa data que é feriado em Portugal.