Santuário entregou à autarquia a passagem desnivelada na Avenida D. José Alves Correia da Silva
Fátima, Santarém, 07 dez 2012 (Ecclesia) – O santuário de Fátima entregou hoje à autarquia de Ourém o túnel que construiu na avenida D. José Alves Correia da Silva, que o abriu “de imediato” à circulação.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a sala de imprensa do santuário mariano informa que a passagem desnivelada entre a Basílica da Santíssima Trindade e o Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, abriu ao trânsito ao início da tarde de hoje.
A obra foi levada a cabo pelo Santuário de Fátima, passando para a propriedade da autarquia através dos “atos protocolares”, nomeadamente a “assinatura do auto de transferência” e a entrega simbólica das “chaves da obra” ao presidente da Câmara Municipal de Ourém, refere o comunicado.
Nessa ocasião, o reitor do Santuário de Fátima disse que “quer peregrinos quer habitantes ficarão agora melhor servidos” com a obra, lembrando também os habitantes de Fátima que mais diretamente sofreram os incómodos causados no decurso das obras, a quem expressou “gratidão pela compreensão”.
O padre Carlos Cabecinhas agradeceu às empresas construtora e de fiscalização pelo “profissionalismo” com que trabalharam neste “projeto de uma avenida renovada”.
O presidente da autarquia municipal de Ourém, Paulo Fonseca, congratulou-se com o desfecho de todo o processo referindo que “Fátima será uma cidade renovada, cosmopolita, aberta”.
A construção da passagem desnivelada na avenida D. José Alves Correia da Silva iniciou em outubro de 2011, com um custo estimado de 8,3 milhões de euros, sendo financiado em 80% pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).
O novo proprietário do túnel (de 500 metros, 320 dos quais cobertos) anunciou para “breve” a inauguração oficial do resultado das obras de requalificação de toda a avenida, estando uma parte ainda a decorrer, ao encargo da autarquia.
O Santuário de Fátima, que tem a gora a seu cargo a zona à superfície correspondente ao túnel da avenida, iniciará brevemente a requalificação daquele espaço, cujo prazo de conclusão termina em março de 2013.
SISF/PR