D. Virgílio Antunes, novo prelado de Coimbra e primeiro bispo a ser ordenado na igreja da Santíssima Trindade, terá como lema «Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus»
Fátima, Santarém, 02 jul 2011 (Ecclesia) – A igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 12 de outubro de 2007 no Santuário de Fátima, vai acolher pela primeira vez a ordenação de um bispo, D. Virgílio Antunes, novo responsável pela diocese de Coimbra.
A nave central, com cerca de nove mil lugares sentados, recebe a partir das 16h30 deste domingo a ordenação episcopal do sacerdote que até 11 de junho foi o reitor do santuário mariano de Fátima, 130 km a norte de Lisboa.
A missa, com cânticos interpretados pelo coro do santuário dirigido pela maestrina Rita Pereira, inclui ritos próprios, como a imposição das mãos e do livro que contém textos dos evangelhos (evangeliário) sobre a cabeça do novo bispo.
Os preparativos para a celebração estão a ser coordenados por uma comissão composta pelos padres Jorge Guarda, Vítor Coutinho, Carlos Cabecinhas (reitor do Santuário de Fátima) e Cristiano Saraiva, para além dos leigos António José Valinho, Maria Fernanda Duarte Gonçalves e Rui Manuel Ferreira Duarte.
O novo prelado escolheu como lema “Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus”, expressão bíblica atribuída a S. Paulo, disse à Agência ECCLESIA o padre Jorge Guarda, que também é vigário geral da diocese de Leiria-Fátima, onde se situa o santuário da Cova da Iria.
D. Virgílio Antunes vai receber várias ofertas, centradas nos paramentos e insígnias próprias do bispo, como o anel, mitra, cruz peitoral e báculo, cuja decoração se inspira no lema episcopal e em motivos marianos, referiu o padre Jorge Guarda.
Este sacerdote adianta que D. Virgílio Antunes vai ser ordenado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que terá como prelados consagrantes o atual administrador apostólico de Coimbra, D. Albino Cleto, e o bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, natural da diocese leiriense.
“Mais do que considerarem os títulos e dotes humanos do escolhido, a quem desejam longos anos de vida sacerdotal e as maiores bênçãos de Deus, [os católicos] querem agradecer ao Senhor da Messe a riqueza do ministério episcopal”, escreve D. Albino Cleto em Nota Pastoral sobre o bispo que lhe vai suceder.
A entrada solene de D. Virgílio Antunes na diocese de Coimbra está marcada para 10 de julho, às 16h30, na Sé Nova.
A igreja da Santíssima Trindade, do arquiteto grego Alexandros Tombazis, envolveu mais de três mil trabalhadores e inclui obras dos portugueses Pedro Calapez e Álvaro Siza Vieira, além de trabalhos assinados por artistas de várias nacionalidades, entre os quais um painel de 500 metros quadrados em ouro e terracota, no interior da igreja, da autoria do padre esloveno Marko Ivan Rupnik.
O Santuário de Fátima já foi cenário de ordenações episcopais, mas é a primeira vez que um bispo vai ser consagrado na igreja da Santíssima Trindade, menos de quatro anos após a sua dedicação.
RM
Notícia atualizada às 23:59