Objetivo é valorizar data que deixou de constar nos feriados oficiais
Leiria, 24 out 2014 (Ecclesia) – O Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima reservou este sábado para valorizar o Dia de Todos os Santos, que desde o início de 2013 deixou de constar na lista de feriados oficiais em Portugal.
De acordo com o gabinete diocesano de informação, o programa delineado, com início marcado para as 15h00 no Museu de Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata, em Fátima, prevê uma conferência intitulada “Os santos e os seus atributos. Olhar, ver e interpretar”, dada pelo diretor do Departamento, Marco Daniel Duarte.
Quem quiser assistir à iniciativa vai poder ficar a conhecer também a obra “Pedra e Mistério: comunhão ao serviço da fé”, escrita pela coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio.
Destaque ainda para a apresentação do “calendário de ações previstas para o ano pastoral de 2014-2015”, que estará a cargo de Sónia Vazão, do DPC de Leiria-Fátima.
A entrada no evento “é livre, embora limitada à lotação da sala”, frisa a organização, que no final vai entregar aos participantes um “certificado de presença”.
Para além de apostar na valorização do Dia de Todos os Santos (1 de novembro), o Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima propõe “uma leitura do tema” a partir da forma como os santos estão representados “no património material e imaterial” do país.
JCP