Fátima: Misericórdia é a «chave de leitura» para o século XXI

O cardeal D. António Marto é o primeiro a participar numa série de 13 podcasts com o título «#Fátima no século XXI»

Foto Santuário de Fátima

Fátima, 13 dez 2018 (Ecclesia) – O cardeal D. António Marto disse que o tema da misericórdia é a “chave de leitura de Fátima no século XXI”, numa ocasião em que se vive uma “eclipse cultural de Deus”.

“Pelas amostras que agora nos é dado verificar, diria que a grande chave é aquela que o Papa escolheu para a Igreja: misericórdia”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima em declarações publicadas na página da internet do Santuário de Fátima.

Para D. António Marto, o mundo está “dilacerado, ferido e tem necessidade da misericórdia”, desafiando a Igreja Católica a ser “hospital de campanha, que vai ao encontro dos feridos, cuida deles e ajuda a curar as suas feridas”.

O bispo de Leiria-Fátima referiu também que é necessário promover a uma “cultura da ternura”, que “proximidade, acolhimento, escuta compreensão, acompanhamento, encorajamento”, e a “cultura do encontro”.

“Não bastam teorias, cimeiras políticas, é preciso pensar o encontro entre as pessoas, culturas, povos, gerações, através de rostos concretos, que sejam capazes do diálogo, do respeito pela identidade do outro e que sejam capazes de deitar abaixo os muros que dividem e construam pontes”, sustentou D. António Marto.

Para o bispo de Leiria-Fátima, o mundo atravessa uma “espécie de eclipse cultural de Deus e da sua presença nas consciências, nas famílias, na vida cultural, na vida social”. “Não é já aquele ateísmo militante, mas o que chamamos indiferença religiosa. Ou então a paganização da vida, em que o Deus verdadeiro é substituído pelos deuses, os ídolos, o poder, o lucro a todo o custo, o consumismo”, acrescentou D. António Marto.

O bispo de Leiria-Fátima é o primeiro a participar numa série de 13 podcasts, com o título #Fátima no século XXI, onde “personalidades das mais variadas áreas do saber, que vão da história, à ciência, política, sociedade, cinema, música e ecologia integral, são convidadas a ler o acontecimento de Fátima na atualidade”, refere a página da internet do Santuário de Fátima.

D. António Marto sublinhou que numa ocasião em que “Deus é esquecido”, “relegado para a esfera do privado”, a Mensagem de Fátima tem “mais atualidade”, por ser um chamamento “à conversão teologal”, que consiste em “abrir o coração a Deus”.

Os 13 podcasts vão ser publicados pelo Santuário de Fátima nos dias 13 de cada mês.

PR

Partilhar:
Scroll to Top