Pastoral Penitenciária promove encontro nacional dedicado à misericórdia
Aveiro, 16 jan 2017 (Ecclesia) – A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, vai participar este sábado no XII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, iniciativa promovida pela Igreja Católica, em Fátima.
A informação foi avançada hoje pela organização do evento, que tem como tema ‘Este é o tempo da Misericórdia’.
Além de Francisca Van Dunem, a sessão das 10h00 conta ainda com a presença do bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, que acompanha o setor, enquanto vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana; e de Celso Manata, diretor-geral da Reinserção e Serviços Prisionais.
O encontro decorre nos próximos dias 20 e 21 no Hotel Santo Amaro, inspirando-se na nova Carta Apostólica do Papa Francisco, ‘Misericordia et misera’, publicada após o final do Jubileu da Misericórdia
O coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, o padre João Gonçalves, assinala em nota enviada à Agência ECCLESIA que o primeiro dia de encontro vai ser dedicado “especialmente” aos assistentes espirituais e religiosos católicos prisionais.
O tema do encontro, ‘Este é o tempo da Misericórdia’, vai ser apresentado pelo assistente espiritual e religioso do Estabelecimento Prisional de Bragança, padre Fernando Calado Rodrigues, às 10h30.
Ainda no primeiro dia, às 15h00, decorre uma sessão sobre a experiência pastoral dos assistentes espirituais e religiosos prisionais; duas horas depois a coordenação nacional vai apresentar o plano de atividades.
No segundo dias tem lugar nova apresentação do tema ‘Este é o tempo da Misericórdia’, às 14h00, e uma sessão com testemunhos de pessoas que estiveram presas, às 15h45.
O 12.º encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, no Hotel Santo Amaro, em Fátima, termina com a Eucaristia, na qual se vão ler as conclusões do encontro, a partir das 17h30.
Segundo o padre João Gonçalves, o último dia destina-se aos colaboradores do serviço de assistência espiritual e religiosa católica prisional, voluntários católicos prisionais e simpatizantes da Pastoral Penitenciária.
O comunicado informa que o endereço de correio eletrónico pastoralpenitenciariaportugal@gmail.com está disponível para a inscrição para o encontro, que é obrigatória, “preferencialmente" até hoje, e pedidos de informação.
CB/OC