Fátima, Santarém 13 set 2013 (Ecclesia) – O vice-reitor do Santuário de Fátima, cónego Emanuel Silva, começa hoje a exercer as novas funções, um desafio que o “obrigará a crescer e ganhar capacidades”.
Foi com surpresa e admiração que o cónego Emanuel Silva recebeu, hoje a nomeação para ser o novo vice-reitor do Santuário de Fátima, um cargo que não era ocupado há alguns anos.
“E, repentinamente, sem saber como nem porquê, é feito um desafio que, humanamente, supera mas que, com a graça de Deus, obrigará a crescer e fortificar para ganhar capacidades”, revela o recém-nomeado vice-reitor à sala de imprensa do Santuário de Fátima.
“As expetativas são as geradas pela possibilidade de colaborar, em conjunto com a imensa e variada equipa que trabalha no Santuário de Fátima, num projeto de Igreja”, acrescentou.
O regulamento do Santuário da Cova da Iria define que o vice-reitor desempenha as “funções que o reitor lhe atribuir” e substitui-o na sua ausência.
O sacerdote da diocese de Portalegre-Castelo Branco, ao serviço do Santuário mariana desde setembro de 2012, revela que “a experiência de trabalho no Santuário de Fátima tem sido, fundamentalmente, de aprendizagem e de colaboração”.
E a principal missão desta instituição da Igreja, segundo os seus estatutos, “é acolher os peregrinos e propor-lhes a vivência da Mensagem de Fátima” e o cónego Emanuel Silva diz que “Fátima é um mistério para ser tocado com muita delicadeza, à maneira de Francisco, Jacinta e Lúcia: ‘Gosto tanto de Deus!’”.
Segundo o vice-reitor, “Fátima fala sempre daquilo que é essencial para que a Humanidade seja feliz” por isso considera esta mensagem “indissociável das angústias e esperanças da humanidade”.
O cónego Emanuel Silva vai continuar a desenvolver a atividade de capelão e diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica e assume também o Secretariado da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.
CB/PR