Fátima: Mapa e um novo manual para peregrinos a pé

Instituições que prestam assistência a estas pessoas falam em melhoria progressiva do apoio disponível

Lisboa, 26 Jan (Ecclesia) – As instituições que prestam assistência aos peregrinos a pé de Fátima querem publicar um mapa e um novo “manual” para todas as pessoas que fazem este percurso, desde os mais diversos pontos do país.

A proposta foi lançada no final da reunião anual destas instituições, coordenadas pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), nas quais se incluem a Cruz Vermelha, a Ordem de Malta e os Bombeiros.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA por Frederico Serôdio, do MMF, da reunião anual “resultaram dois propósitos para o futuro próximo: por um lado um mapa, a ser elaborado com todos os postos assinalados, de todos as instituições e movimentos, com os respectivos serviços; por outro lado, uma nova edição, remodelada, do Manual do Peregrino”.

Após o encontro de 15 de Janeiro, nas próximas semanas vão decorrer dois turnos de encontros de guias de peregrinos a pé: 29-30 de Janeiro e 12-13 de Fevereiro.

As várias instituições que acompanham os peregrinos, rumo a Fátima, falam numa “situação complicada” na passagem pela cidade de Coimbra e destacam a existência de “novos postos a sul, instalados pela Ordem de Malta (Coruche, Montemor, Arraiolos, Alcanhões, Vale Figueira, Constância)”.

Nos relatórios apresentados pelos postos de acolhimento, que funcionaram principalmente no início do mês de Maio, foi sublinhada a “melhoria no atendimento” e o apoio dado por várias instituições, “como as câmaras municipais, Associação de Enfermeiros Católicos, Caritas diocesanas, e até de empresas, algumas pela primeira vez”.

Milhares de pessoas percorrem, todos os anos, as estradas portuguesas rumo ao maior Santuário nacional, em Fátima (distrito de Santarém, diocese de Leiria-Fátima), dedicado a Nossa Senhora.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR