Responsáveis pela Pastoral Juvenil em Portugal falam num «momento forte» de celebração e interioridade
Fátima, 06 set 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima recebe entre hoje e domingo mais de 3 mil jovens que se inscreveram no Jubileu dos Jovens (JubJovem), uma proposta de espiritualidade que assinala o Centenário das Aparições.
D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, elogiou a adesão dos mais novos à iniciativa que explora uma "cultura da noite", diferente da discoteca, para "entrar no coração, para um encontro com eles mesmos, com Deus".
Os jovens participam nas atividades habituais do santuário – às 21h30 de sábado marcam presença no Rosário e na Procissão das Velas -, para depois assistirem a um concerto de António Zambujo e Miguel Araújo, que compuseram temas inéditos sobre a paz, a partir das 23h00, no Parque 12.
D. Joaquim Mendes espera que esta seja uma "experiência forte" para os participantes com "repercussões na sua vida".
O bispo auxiliar de Lisboa saúda num "momento particular" que procura ajudar os jovens a familiarizar-se com a mensagem de Fátima, abrindo o coração "ao projeto de Deus".
"Deus não nos tira nada", observou o responsável.
Inserido nas celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, o JubJovem tem como tema ‘O segredo da paz, o caminho do coração’ e destina-se um público entre os 16 e os 35 anos; foi desenvolvido pelo Santuário de Fátima em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), envolvendo os secretariados diocesanos e movimentos de juventude católicos.
“Este ano, inseridos no Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, decidimos com o Santuário celebrar e dar vida a este Jubileu dos Jovens, esta Igreja viva, peregrina, alegre, que é festa”, afirmou o diretor do DNPJ à Agência ECCLESIA.
O padre Eduardo Novo fala num "desafio à interioridade" para que a fé "contagie" e ajuda os jovens a "olhar o outro".
O santuário informa que se inscreveram jovens das dioceses portuguesas e de Espanha, Singapura e Nicarágua.
O diretor do DNPJ considera que os jovens "não são superficiais" e é necessário desafiá-los com propostas de profundidade, "para uma melhor identidade" cristã, comprometidos com "valores mais altos".
O Santuário de Fátima explica que este Jubileu visa “celebrar o acontecimento e descobrir” na mensagem de Fátima uma “proposta de espiritualidade” para os jovens do século XXI.
Após o acolhimento da parte da manhã, a tarde começou com diversas propostas de preparação dedicadas ao tema da paz e a abertura oficial do JubJovem aconteceu às 17h00, na Capelinha das Aparições.
Segundo o programa a noite continua com uma “direta” com uma “experiência forte de silêncio” em peregrinação com momentos de oração e reflexão.
No domingo, os jovens vão reunir-se no Recinto de Oração, a partir das 10h00, para participar no terço, na Missa, no rito de envio do JubJovem e na procissão do adeus; a Eucaristia vai ser presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
HM/CB/OC
Notícia atualizada às 19h35