Fátima lança programa para os 100 anos das aparições

Centenário e a sua preparação vão ser uma «marca muito forte para a Igreja e para o mundo», diz reitor do Santuário

O centenário das aparições marianas na Cova da Iria, que se assinala em 2017, vai ser preparado com conteúdos espirituais e culturais específicos para cada um dos anos que antecede as comemorações.

A partir de 2011 vai ser sugerido um tema e uma frase inspirados nos acontecimentos de Fátima, em particular os que foram narrados pela Irmã Lúcia, que com Francisco e Jacinta testemunhou as três manifestações de um anjo em 1916 e as seis aparições de Maria entre Maio e Outubro de 1917.

Esta Quarta-feira, 1 de Dezembro, data de início das comemorações, é lançado um livro com propostas para o primeiro ano, incluindo modelos de celebrações e momentos a viver pelos fiéis durante as suas peregrinações a Fátima, e também em suas casas ou nas paróquias de origem.

 “Vamos tentar que o centro de todas as comemorações seja a dimensão espiritual e pastoral”, explicou à ECCLESIA o reitor do Santuário de Fátima, padre Virgílio Antunes.

A efeméride, acrescentou, “deve levar-nos a revisitar, de forma mais profunda e esclarecida, o núcleo central da mensagem”, em especial o documento principal para a conhecer, ou seja, as memórias da Irmã Lúcia, que faleceu em 2005, depois de ter sido a única vidente a chegar à idade adulta.

O reitor acredita que o centenário e o tempo até 2017 vão constituir “uma marca muito forte para a Igreja e para o mundo”, pelo que está empenhado em “tentar fazer tudo para corresponder às expectativas de muitíssimas pessoas”.

“O que nos parece importante é que os peregrinos de Fátima tenham alguma forma visível e quase palpável de perceber o itinerário e a temática do centenário” quando entram no santuário”, disse o sacerdote de 49 anos.

O tema para 2011 – “Santíssima Trindade, adoro-vos profundamente” – propõe um percurso, a realizar individualmente ou em grupo, que começa na Loca do Cabeço, onde ocorreu uma das aparições do anjo, passa pelo quintal e poço do Arneiro (local de outra manifestação do anjo) e termina na Capela do Lausperene, localizada na igreja da Santíssima Trindade

Em cada ano será proposta uma rota – denominada “Itinerário do Jubileu – “que ajude os peregrinos a interiorizar, com as mãos, os pés, a mente, o corpo e com tudo aquilo que são, a mensagem das aparições”, referiu o sacerdote que desde 2008 ocupa o cargo de reitor do Santuário.

As iniciativas, que vão privilegiar os meses de Maio a Outubro, quando a afluência de peregrinos é maior, incluem actividades no domínio da arte e da música, entre outras expressões culturais.

A divulgação das iniciativas do centenário vai contar com um novo Portal na Internet dedicado às aparições (http://www.fatima2017.org), que se junta ao site do Santuário, além dos boletins “Voz de Fátima” (perto de 100 mil assinantes) e “Luz e paz” (dirigido sobretudo para o estrangeiro), bem como cartazes distribuídos mensalmente em várias paróquias do país.

A par da preparação do centenário das comemorações decorrerão diversos melhoramentos, a começar pelo desnivelamento da artéria que passa diante do recinto da igreja da Santíssima Trindade e da esplanada do santuário.

“Esperamos que os programas de realização das obras não venham a complicar muito a vida dos habitantes de Fátima e dos peregrinos. Vamos tentar minorar esses incómodos”, afirmou o padre Virgílio Antunes.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top