Fátima, 02 fev 2017 (Ecclesia) – A Junta de Freguesia de Fátima apresentou o seu novo logótipo que foi construído com elementos que estão “diretamente relacionados” com a freguesia “e os acontecimentos de 1917”.
“[Logótipo] pretende realçar a dupla dimensão da freguesia, assumindo com orgulho a simbiose entre a ruralidade e a modernidade, de forma a deixar a ideia implícita de que Fátima é um local aprazível de serenidade e paz”, explicou o executivo local.
A nova imagem da JF de Fátima começa por remeter, pela sua forma arredondada, “para o milagre do sol” onde estão pessoas num monte, um elemento que representa “duplamente a cidade e a freguesia”.
O desenho tem também uma azinheira que, segundo a junta de freguesia, se destaca pelo seu “simbolismo”, onde está Nossa Senhora de Fátima e os três pastorinhos, os videntes de Fátima que são “os protagonistas das Aparições”, de que este ano se celebra o centenário.
A cor do novo logótipo é o mesmo azul que está no brasão da Freguesia de Fátima e é “uma das cores que está normalmente associada à imagem da Virgem Maria”.
Os responsáveis explicam também a disposição dos elementos na nova imagem gráfica onde os pastorinhos, em cima do “monte”, revelam que “estão em Fátima e que a cidade fica no alto”.
Já a azinheira com Nossa Senhora é o centro da “atenção” dos três videntes e a forma arredondada que a todos envolve representa “o milagre que Fátima presenciou”.
Segundo a informação publicada no sítio online da Juta de Freguesia de Fátima, Concelho de Ourém, o logótipo mariano foi apresentado pelo executivo na última Assembleia de Freguesia.
CB/OC