Fátima, 26 abr 2019 (Ecclesia) – A Comissão para o Voluntariado do Santuário de Fátima e o Colégio de São Miguel uniram-se para promover ações de voluntários jovens, visando melhorar as condições de acolhimento aos peregrinos na Cova da Iria.
A primeira dessas iniciativas, aconteceu esta manhã, com uma turma de 26 alunos e duas professoras, do 12º do Curso Científico-Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, que juntamente com colaboradores do Serviço de Manutenção Geral do Santuário, pintaram as camas do Acolhimento de S. Bento de Labre, em Fátima, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pela Sala de Imprensa do Santuário.
Claudia Camelo, coordenadora da Comissão para o Voluntariado do Santuário de Fátima, em declarações à, explicou que “estas ações pretendem motivar e sensibilizar os jovens para a prática do voluntariado como uma ação de vontade gratuita que lhes devolve acréscimo de bem-estar e de autoestima”.
Na próxima segunda-feira, vão estar no Acolhimento de S. Bento de Labre alunos Curso Científico-Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, do Colégio de São Miguel: em conjunto com os colaboradores do Serviço de Manutenção Geral do Santuário, irão pintar as camas onde pernoitam os peregrinos que vêm a pé a Fátima.
No próximo dia 2 de maio, no mesmo local, uma turma de 11º ano, do Curso Científico-Tecnológico de Informática vai colaborar na preparação dos kits de roupa de cama e banho que são disponibilizados aos peregrinos.
Na noite da vigília da Peregrinação Internacional de Maio, um outro grupo de alunos estará a colaborar na oferta do chá e das bolachas, distribuídos aos peregrinos na madrugada.
“Estas atividades são benéficas para os alunos, porque ajuda a crescer enquanto pessoas, a respeitar o próximo”, explica a professora Carla Luís.
O Santuário de Fátima pretende alargar estas parcerias para o voluntariado jovem aos restantes Colégios da região assim como aos Agrupamentos de Escola de Ourém e Leiria e aos estabelecimentos de Ensino Superior.
OC