Tema «Eu sou missão» em reflexão até domingo
Lisboa, 15 set 2018 (Ecclesia) – As Jornadas Missionárias Nacionais 2018, com o tema ‘Eu sou missão’, decorrem entre hoje e amanhã no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, as Obras Missionárias Pontifícias – Portugal informam que nas jornadas 2018 procuram “sair do eu e ir ao nós, da simples relação à partilha, da autorreferencialidade à alteridade”.
Neste contexto, o programa pretende “fomentar a procura, o sentido e o encontro, a empatia e não entorpecer o diálogo”.
O tema ‘eu sou missão’, para as Jornadas Missionárias 2018, enquadra-se na caminhada da Igreja Católica com os jovens rumo ao Sínodo dos Bispos, intitulado ‘Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional’, no próximo mês de outubro.
“Nestas jornadas missionárias somos chamados a olhar mais profundamente para os novos rumos da missão ad intra e ad extra, mas nunca esquecendo que estamos centrados na mensagem de Jesus Cristo”, escreve o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
No folheto informativo, o padre Filipe Diniz, realça que num mundo “cheio de desafios e de curiosidades” o sentido para uma missão sólida e entusiasta “é assumir a perspetiva de um missionário a sair de si para que se encontrar verdadeiramente com Jesus Cristo”.
O presidente da Comissão Episcopal das Missões e Nova Evangelização, D. Manuel Linda, abre o encontro com uma reflexão às 11h00, e 45 minutos o teólogo Juan Ambrósio fala sobre o tema das jornadas missionárias 2018.
Para a tarde do primeiro dia estão previstos seis workshops (15h00 – 16h30 e 17h00 – 18h30), com diversos temas como: ‘Igreja e diálogo’; ‘Missão e comunhão’; ‘Missão na Periferia’; ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’.
A noite de sábado é animada com um serão musical, oração e testemunhos, a partir das 21h00, e as jornadas terminam com a Eucaristia às 12h00 do dia seguinte, depois da mesa redonda ‘Que Igreja pretendemos? Para uma missão mais comprometedora’, às 09h45.
“Avaliar o percurso missionário feito e incendiar de espírito missionário o ano pastoral que começa são dois bons objetivos”, explica a organização.
As Obras Missionárias Pontifícias – Portugal contextualizam que as Jornadas Missionárias nacionais se realizam em setembro, depois de um ano de pastoral, de férias que podem ter sido missionárias e às portas de outubro, mês Missionário por excelência.
CB