Iniciativa será orientada pelos padres Juan Larrú e Duarte da Cunha que participaram na preparação do encontro dos bispos
Lisboa, 18 out 2014 (Ecclesia) – As jornadas nacionais da Pastoral Familiar em Portugal vão decorrer entre hoje e amanhã em Fátima, com o tema ‘Família e Fecundidade da Igreja’.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Fátima e Luís Reis, casal responsável pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar, destacam a participação dos padres Juan Luís Larrú, decano do Pontifício Instituto João Paulo II, em Espanha, e do padre Duarte da Cunha, secretário da Confederação das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).
Duas pessoas “reconhecidas pelas suas competências e privilegiada proximidade com os processos preparatórios do Sínodo”, realçam os coordenadores do DNPF.
As jornadas nacionais são uma iniciativa da Comissão Episcopal do Laicado e Família, presidida pelo bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, e vão decorrer no Seminário do Verbo Divino em Fátima.
Trata-se de um destinado “a todas as famílias e seus membros, em especial as que exercem na Igreja uma ação na Pastoral Familiar ou em qualquer outro serviço”.
Fátima e Luís Reis destacam a “grande importância e oportunidade” das jornadas, que vão começar em paralelo com “o Sínodo dos Bispos sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização” que está a decorrer em Roma e terminar “no mesmo dia e hora, sensivelmente, em que o Papa encerrará em Roma a assembleia sinodal” extraordinária.
A partir do tema escolhido para as jornadas deste ano, ‘Família e Fecundidade da Igreja’, a organização pretende lançar pistas para estreitar relações entre “duas partes” que, para a fé cristã, são “inseparáveis”.
“Lado a lado, serão abordados o lugar da família na vitalidade da Igreja e o lugar da Igreja na vida da família”, adiantam Fátima e Luís Reis.
De acordo com o programa, o padre Juan Larrú vai falar sobre a Pastoral Familiar e fecundidade da Igreja e da vocação ao amor e à missão da família.
Quando ao padre Duarte da Cunha, vai ajudar a olhar para a Pastoral da Família à luz do Sínodo e da sua preparação, inspirado no documento de trabalho (instrumentum laboris) que ajudou a preparar a caminhada sinodal; e na sua própria experiência e observação privilegiada ao serviço da CCEE.
JCP