Fátima: James MacMillan compõe peça original para o centenário das aparições

Estreia marcada para 13 de outubro de 2017

Fátima, 12 out 2015 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima anunciou hoje que James MacMillan, “um dos mais reconhecidos compositores da atualidade”, vai escrever uma obra para o encerramento do centenário das aparições, com estreia marcada para 13 de outubro de 2017.

O concerto celebrativo inclui também uma composição de Eurico Carrapatoso, com interpretação pelo Coro e Orquestra da Gulbenkian, sob direção de Joana Carneiro.

MacMillan, compositor escocês de 56 anos, tem vindo a pesquisar sobre Fátima “há largos meses”, tendo participado na peregrinação à Cova da Iria por ocasião das celebrações de 12 e 13 maio.

“Além de um ser um dos compositores mais interpretados da atualidade, James MacMillan é também reconhecido pela expressão pública das suas convicções religiosas. Alegra-nos por isso fazer este anúncio de que ele comporá esta peça de encerramento”, disse o padre Carlos Cabecinhas, em conferência de imprensa.

O Santuário de Fátima refere, no seu site, que James MacMillan afirma ser benéfico “poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça”.

“As ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente e eu acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital”, precisou o compositor.

O padre Carlos Cabecinhas admitiu, por outro lado, que há um “atraso notório” na construção do novo presbitério do Recinto de Oração que se deve à “complexidade” da obra, ainda sem data prevista para a sua inauguração.

O reitor disse esperar, no entanto, que 2016 “seja um ano sem obras no recinto do santuário”.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top