Fátima: Inauguração de órgão de tubos com estreia mundial

Organista da catedral de Notre-Dame de Paris executa peça musical do compositor João Pedro Oliveira

Fátima, Santarém, 20 mar 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai inaugurar hoje o órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário com a estreia mundial da peça ‘Hû yeshûphekâ rô’sh’, da autoria do compositor português João Pedro Oliveira.

O concerto interpretado por Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris, tem início marcado para as 15h30.

A obra de João Pedro Oliveira, baseada na primeira profecia sobre Maria, no Livro do Génesis, foi encomendada pelo Santuário de Fátima para assinalar esta ocasião.

A inauguração começa com a bênção do órgão pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, seguindo-se um improviso do organista Olivier Latry.

O órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi construído em 1951, pela empresa italiana Fratelli Ruffatti, e é o maior instrumento do género em Portugal, com 90 registos e cerca de 6500 tubos.

"A parte frontal deste instrumento foi redesenhada pela arquiteta Joana Delgado, autora do projeto de reformulação do presbitério da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e conta com uma intervenção artística do escultor português Bruno Marques", refere o Santuário de Fátima.

Olivier Latry considera que a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima tem as “condições ideais” para concertos de órgão de tubos.

Este organista titular da catedral de Notre-Dame de Paris (França) disse esta sexta-feira na conferência de imprensa para apresentar a estreia mundial da peça «Hû yeshûphekâ rô’sh», da autoria do compositor português João Pedro Oliveira, que a obra musical tem “uma sonoridade fantástica” e “com registos místicos”.

O concerto deste domingo é o primeiro de um ciclo de seis concertos para órgão que se realizam até outubro, no âmbito das comemorações que assinalam o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top