Fátima: Imagem Peregrina concluiu visita a comunidades de clausura

Percurso pelas dioceses portuguesas vai começar em maio

Fátima, Santarém, 04 fev 2015 (Ecclesia) – A Imagem Peregrina de Fátima está de volta ao santuário depois de 9 meses a percorrer o país, num itinerário em que visitou “as 35 comunidades de clausura existentes em Portugal”.

Em declarações ao centro de comunicação do Santuário de Fátima, o reitor daquele local de culto, padre Carlos Cabecinhas, explicou que este ano a visita “pretendeu envolver as comunidades contemplativas na celebração do Centenário das Aparições de Fátima (n.r. 1917-2017) e pedir-lhes oração pelo bom fruto espiritual” da iniciativa.

A viagem da “Virgem Peregrina” pelo país, e também por diversos pontos do mundo, é uma tradição que remonta ao ano de 1947.

O secretário da reitoria do Santuario destaca os “3582 quilómetros” percorridos pela imagem, entre 12 de maio de 2014 e 2 de fevereiro de 2015.

Uma caminhada sempre “relatada como um acontecimento extraordinário”, acompanhado por “multidões imensas” em “júbilo”, em “lágrimas” e em espírito de “conversão”, acrescenta António Valinho.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima permaneceu “uma semana em cada comunidade, com chegada e partida à segunda-feira”.

Ainda segundo António Valinho, “os testemunhos que os religiosos têm enviado para o Santuário de Fátima são todos muito positivos, reveladores de sentimentos de grande júbilo e gratidão pela oportunidade concedida”.

“O sentimento geral pode muito bem traduzir-se na frase que foi proferida no final da visita a uma das comunidades: Este foi o maior presente de Deus que recebemos este ano”, revelou.

A peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima vai ser retomada no próximo mês de maio, altura em que iniciará “um ano de visita às dioceses portuguesas”.

CCSF/JCP 

Partilhar:
Scroll to Top