Fátima, Santarém, 09 out 2013 (Ecclesia) – A imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições vai estar no Vaticano este sábado e domingo, após uma viagem de avião e helicóptero desde Portugal.
Marco Daniel, diretor do Museu do Santuário de Fátima e responsável pela secção de Arte e Património da instituição, referiu à Agência ECCLESIA que a escultura ficará fora do país “o mínimo de horas” possível, segundo indicações do reitor do santuário.
A viagem da imagem vai iniciar-se “na madrugada” deste sábado, na Cova da Iria: depois de uma “brevíssima oração”, a imagem original será “retirada pelos técnicos do santuário” e colocada no seu “estojo próprio”.
“A coroa irá numa embalagem própria e a estátua noutra”, adianta Marco Daniel.
A imagem de José Ferreira Thedim viaja até Roma num voo comercial, porque o reitor do Santuário “não achou conveniente que fosse um avião propositadamente” para o efeito.
“A viagem será feita no lugar dos passageiros”, revelou ainda Marco Daniel.
A comitiva que leva a imagem Nossa Senhora do Rosário de Fátima “é pequena”, incluindo o reitor, padre Carlos Cabecinhas, alguns dos seus colaboradores e os técnicos que vão transportar a imagem para lugares onde será colocada à veneração dos fiéis, quer no Vaticano quer no Santuário do Divino Amor (Roma).
Do aeroporto romano até ao Vaticano, a imagem “viaja de helicóptero” e terá “toda a segurança” garantida pela Santa Sé.
Entre sábado e domingo, a Praça de São Pedro será “o lugar de todas as nações” e a imagem de Fátima “vai percorrer” o local para ser venerada pelos fiéis que participem na Jornada Mariana do Ano da Fé, presidida pelo Papa.
Francisco vai receber “solenemente” este sábado no Vaticano a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, numa cerimónia marcada para as 17h00 (menos uma em Lisboa).
A partir das 19h00 locais, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar no Santuário do Divino Amor, cerca de 20 quilómetros a sul do Vaticano, após um trajeto em helicóptero, para a oração ‘Com Maria para além da noite’, evento organizado pelo Vicariato de Roma e patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
A imagem ficará em vigília toda a noite e por volta das cinco da madrugada vai ser celebrada uma missa; finda a celebração, a escultura sairá, novamente, para o Vaticano, onde deve chegar pelas 08h00 de Roma, seguindo-se a oração do Rosário (10h00) e a missa presidida pelo Papa Francisco (10h30).
Depois da jornada mariana, a escultura seguirá do heliporto do Vaticano até ao aeroporto de Roma.
Após a chegada a Lisboa, na noite de domingo, a imagem volta ao seu local habitual, a Capelinha das Aparições, e só nessa altura o “coração” do responsável “ficará tranquilo” porque está em causa “um dos ícones mas importantes do catolicismo contemporâneo”.
LFS