Fátima: Imagem da Capelinha das Aparições no encerramento da JMJ 2023

Primeira saída da Cova da Iria, em quase uma década

Foto: Vatican Media

Lisboa,  06 ago 2023 (Ecclesia) – A imagem de Nossa Senhora, venerada na Capelinha das Aparições, está em Lisboa, para o encerramento da JMJ 2023, celebração presidida pelo Papa.

“O Papa Francisco rezará diante do ícone mariano português mais conhecido em todo o mundo”, indica uma nota enviada pelo santuário nacional.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições vai estar no altar do Parque Tejo na Missa do Envio, com início previsto para as 09h00 do domingo final da JMJ.

O Santuário de Fátima precisa que esta será a segunda vez que a Imagem vai estar junto do Papa Francisco fora da Capelinha das Aparições.

“O Santo Padre solicitou a sua presença em Roma, naquela que foi a décima segunda e última deslocação da Imagem até à data, a 12 e 13 de outubro de 2013, por ocasião da Jornada Mariana organizada em Roma e promovida no âmbito do Ano da Fé”, indica o comunicado.

Essa saída, acrescenta a nota, “revestiu-se de especial significado, pois foi a primeira vez que o ícone mariano esteve ausente da Capelinha das Aparições numa peregrinação aniversária”.

 

“A presença da Imagem na celebração final da Jornada Mundial da Juventude é, também, o reconhecimento do valor e da importância deste ícone mariano na religiosidade de Portugal e do mundo”, sublinha o Santuário de Fátima.

As 12 saídas da Capelinha das Aparições, até hoje, levaram a Imagem três vezes a Roma, três vezes a Lisboa, duas ao Santuário do Cristo Rei, em Almada, duas à Diocese de Leiria-Fátima, uma a Madrid (Espanha) e outra à Arquidiocese de Évora (Vila Viçosa).

Em maio de 2017, Francisco tornou-se o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

OC

Escutismo: Peregrinação «Anda com Maria» traz Imagem Peregrina até JMJ Lisboa 2023

Partilhar:
Scroll to Top