Fátima: Imagem da Capelinha das Aparições regressa ao Vaticano, 12 anos depois

Jubileu da Espiritualidade Mariana vai decorrer a 11 e 12 de outubro, com Missa na Praça de São Pedro

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 27 fev 2025 (Ecclesia) – A imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, vai voltar ao Vaticano por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana, que decorre entre 11 e 12 de outubro deste ano.

O reitor do santuário nacional, padre Carlos Cabecinhas, refere em declarações divulgadas hoje pela instituição que a “particular devoção” com que o Papa Francisco olha para esta imagem é para os devotos de Nossa Senhora de Fátima “um verdadeiro estímulo a acolher a mensagem de paz que a Virgem Maria em Fátima trouxe ao mundo”.

O sacerdote assinala ainda que “neste tempo jubilar, a Virgem de Fátima é, assim, a mulher da alegria pascal, mesmo no tempo doloroso que o mundo vive”.

“Mais uma vez, a ‘Senhora vestida de branco’ se fará peregrina da esperança e, em Roma, estará junto do ‘bispo vestido de branco’, como carinhosamente os pastorinhos de Fátima se referiram ao Santo Padre”, conclui o reitor.

O pedido partiu do Papa Francisco, há alguns meses, por meio do Dicastério para a Evangelização, e a confirmação da ida da Imagem foi comunicada hoje, pelo Vaticano.

O Dicastério para a Evangelização (Santa Sé) apresenta como Nossa Senhora de Fátima como símbolo da “esperança que não desilude”.

“A imagem da Capelinha estará presente entre os fiéis que participarem na Santa Missa na Praça de São Pedro, no domingo, 12 de outubro de 2025, às 10h30, enriquecendo ainda mais este momento de oração e reflexão”, adianta a nota de imprensa.

A entrada na Praça de S. Pedro, por ocasião da celebração eucarística, será aberta a todos; as inscrições para participar no resto do programa do evento jubilar estão abertas até 10 de agosto de 2025.

A imagem vai regressar a Fátima ainda no dia 12, para estar presente na Peregrinação Internacional Aniversária de outubro.

Esta é a quarta vez que a imagem sai do Santuário de Fátima para Roma: a primeira foi em 1984, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Redenção de 1984, quando a 25 de março São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda vez no Grande Jubileu do Ano 2000; e a terceira, em outubro de 2013, por ocasião do Ano da Fé com o Papa Francisco.

“A presença da querida imagem original de Nossa Senhora de Fátima permitirá a todos fazer a experiência da proximidade da Virgem Maria”, sublinhou o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, D. Rino Fisichella.

Até hoje, a imagem deixou a Cova da Iria em 13 ocasiões: quatro vezes a Lisboa, três vezes a Roma, duas ao Santuário do Cristo-Rei (Almada), duas à Diocese de Leiria-Fátima, uma a Madrid (Espanha) e outra a Vila Viçosa (Arquidiocese de Évora).

A última saída tinha acontecido por ocasião do encerramento da JMJ Lisboa, em agosto de 2023, uma celebração presidida pelo Papa.

Em outubro de 2013, imagem original de Nossa Senhora de Fátima passou em procissão pela Praça de São Pedro, durante a Jornada Mariana do Ano da Fé.

Ao chegar ao Vaticano, a imagem foi à residência de Bento XVI, na altura Papa emérito, antes de ser recebida por Francisco, na Casa de Santa Marta.

OC

Partilhar:
Scroll to Top