Fundos angariados vão ser aplicados no projeto «Eu e os outros num corpo são e mente sã»
Fátima, 17 Jun 2020 (ECCLESIA) – A venda da imagem comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima, apresentada esta quarta-feira, no Centro Pastoral Paulo VI, inclui uma componente solidária a favor da Casa de São Miguel.
Esta iniciativa que surge através de uma parceria entre a ACISO (Associação Empresarial Ourém-Fátima), o Santuário de Fátima e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda vai ajudar “um dos projetos do Centro de Ação Social do Santuário de Fátima, para apoio às crianças e jovens residentes neste centro”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A imagem com “cariz solidário” contou com assessoria do Santuário de Fátima na elaboração de textos e seleção de imagens e o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, considera esta vertente social a atividade “mais discreta, mas não a menos presente”.
“O Santuário de Fátima manteve sempre e de forma continuada uma ação social junto dos mais desfavorecidos”, explica o responsável, e deste modo a Casa São Miguel é um dos projetos desta linha de ação mais social, mas há muitas outras, “e aquilo que temos consciência clara é que esta atual situação criou um conjunto de novas necessidades às quais o Santuário não se escusará”.
O Reitor do Santuário de Fátima lembrou que na atual conjuntura os pedidos de ajuda aumentaram, e “mesmo com a quebra de receitas, não vamos de forma alguma deixar de manter esta vertente social, aliás vamos ter de reforçar porque nesta fase as necessidades que nos cercam são enormes e o Santuário não deixará de dar o seu apoio a quem mais necessita”.
A Casa de São Miguel nasceu em 1995, e insere-se na Pastoral Social do Santuário de Fátima, prestando um serviço caritativo a crianças e jovens em risco.
É uma casa de acolhimento residencial de permanência longa, e tem como missão acolher para capacitar e reintegrar crianças e jovens, proporcionando-lhes uma estrutura de vida humanizada pela promoção e reforço das suas competências e habilidades, apostando num envolvimento e capacitação de um crescimento integral de cada criança e jovem através de uma articulação multidisciplinar.
Os fundos angariados com a venda desta imagem comemorativa vão ser aplicados no projeto «Eu e os outros num corpo são e mente sã», e pretende dar resposta a alguns problemas encontrados, apostando num conceito de equilíbrio que permita estabelecer uma relação mais próxima entre as crianças e o mundo.
A Estátua, produzida em poliestireno, encontra-se protegida por uma redoma, à semelhança da Imagem venerada na Capelinha das Aparições, e é desprovida de coroa, tal como a primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima.
Cada peça é acompanhada de um livro explicativo, em 7 idiomas, e Selo de Certificação numerado emitido pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Esta Imagem estará à venda ao público em geral, a partir de 18 de junho, nos estabelecimentos e sites de venda artigos religiosos sediados em Fátima e na loja on-line do Santuário de Fátima.
LFS