Fátima: Igreja reuniu responsáveis da Pastoral Juvenil para debater questões económicas

João César das Neves convidou participantes a redescobrir «espanto»

Fátima, Santarém, 12 jan 2013 (Ecclesia) – A Igreja Católica promoveu uma nova reunião do seu Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, que hoje se concluiu em Fátima, para debater o tema ‘Economia e Juventude’, com a presença do economista João César das Neves.

A iniciativa reuniu cerca de 60 participantes vindos de várias dioceses e movimentos juvenis desde sexta-feira, refere um comunicado do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ) enviado à Agência ECCLESIA no final dos trabalhos.

O documento cita César das Neves, professor da Universidade Católica Portuguesa, segundo o qual “é preciso olhar para a economia com espanto”.

“Esquecemos o espanto que ela [economia] tem, havendo muitas pessoas que a pensam como horror” ou como “a má da fita”, disse.

O docente destacou a importância da Doutrina Social da Igreja para ultrapassar a atual crise, lamentando que este ensinamento não esteja a ser devidamente utilizado.

O padre Luís Inácio, secretário da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que interveio em nome de D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e vogal do mesmo organismo, disse que, nesta altura de dificuldades, é necessário “fazer alguma coisa, humanizando as situações”.

Já o padre Eduardo Novo, diretor do DNPJ, apelou para que se “leve a fé para a vida, sendo um cristão dinâmico”.

“Não somos números, mas pessoas”, acrescentou.

Os participantes abordaram as próximas atividades do setor, como o Festival Jota nos dias 19, 20 e 21 de Julho, na Covilhã, ou o próximo Fátima Jovem.

O DNPJ apresentou o seu site oficial (rio2013.dnpj.pt) para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer na cidade brasileira do Rio de Janeiro no mês de julho, com a presença prevista de Bento XVI.

O padre Eduardo Novo deixou um apelo às inscrições, considerando “mais significativo” irem os portugueses todos juntos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top