Iniciativa decorre entre hoje e 13 de maio
Lisboa, 05 mai 2014 (Ecclesia) – A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza a partir de hoje a ‘Peregrinação Segura 2014’, iniciativa que decorre no âmbito das celebrações do 97.º aniversário das Aparições de Fátima.
A operação prolonga-se até 13 de maio e tem como objetivo “garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e celebrações religiosas” no Santuário da Cova da Iria.
Segundo comunicado da GNR, a iniciativa visa “contribuir para a diminuição da sinistralidade envolvendo os peregrinos” que, muitas vezes, efetuam o percurso em grupos numerosos, “circulando em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, aumentando assim o risco de atropelamento”.
Numa primeira fase o esforço de policiamento será orientado para as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes ao Santuário nacional.
“Os militares integram as tarefas de aconselhamento aos peões, no âmbito da semana mundial da segurança rodoviária, procedendo à distribuição de material informativo cedido pelos promotores dessa iniciativa”, precisa a GNR.
Numa segunda fase, a operação visa garantir a segurança das celebrações no Santuário de Fátima.
OC