Beja, 20 set 2016 (Ecclesia) – A Fundação Catequética ‘Deus Chama-nos’ organizou um Encontro de Agentes de Evangelização, em Fátima, e teve a adesão quarenta pessoas provenientes de cinco dioceses, um pouco de norte a sul de Portugal.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o presidente da Fundação ‘Catequética Deus Chama-nos’, cónego António Domingos Pereira, informa que o Encontro de Agentes de Evangelização realizou-se com o objetivo de “dar mais um contributo” para a renovação da catequese reunindo vários catequistas, ouvir alguns movimentos da Igreja e dialogar sobre “o caminho específico” e a metodologia usada.
O dia de reflexão começou com a comunicação ‘Uma pedagogia para a Iniciação Cristã. A riqueza da comunicação Cristã’, do padre Luís Rodrigues, da Universidade Católica de Braga.
Depois, segundo o cónego António Domingos Pereira, da Diocese de Beja, seguiram-se as comunicações dos diferentes movimentos – Escola Salesiana; Liga Operária Católica; Escutismo Católico Português; Caminho Neocatecumenal – e dos catequistas que partilharam o processo que utilizam “na proposta para a fé em Jesus Cristo”.
O presidente da fundação explica ainda que a sua origem está relacionada com a elaboração por “peritos” de dois catecismos destinados à “renovação da catequese em Portugal”, em 1998, embora a fundação tenha sido constituída em 1983.
A Fundação Catequética ‘Deus Chama-nos’ é uma associação de fiéis, constituída em pessoa jurídica canónica privada e integra-se na ordem civil como Instituição Particular de Solidariedade Social, e os seus estatutos foram aprovados em 10 de Abril de 1993, pelo então arcebispo primaz de Braga, D. Eurico Dias Nogueira.
CB