Organismo católico está focado na missão de apoio aos refugiados
Lisboa, 14 set 2015 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) renovou a sua consagração a Nossa Senhora de Fátima este domingo no Santuário da Cova da Iria, no contexto do 20.º aniversário da sua presença em Portugal.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a fundação AIS informa que “mais de uma centena de benfeitores e amigos da instituição” renovaram a consagração no momento “simbolicamente mais importante” da peregrinação anual ao Santuário de Fátima.
A iniciativa deste domingo reproduziu o gesto do padre Werenfried van Straaten, “quarenta e oito anos depois”, ocorrido na tarde de 14 de setembro de 1967.
Os amigos e benfeitores da fundação pontifícia participaram na Eucaristia da Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, em Fátima, e “cumpriram a tradição” de partilhar um almoço que este ano contou com “todo” o secretariado da AIS bem como a presença do seu assistente Eclesiástico Internacional, o padre Martin Barta, e o presidente da Assembleia de Curadores em Portugal, o padre David Sampaio.
Segundo o presidente da Assembleia de Curadores da fundação em Portugal, os grandes desafios que se colocam à AIS “continuam” a ser apoiar a população migrante, “um fenómeno que tem muita similaridade” com o ocorrido aquando a fundação apoiaram “as populações que estavam a migrar dos países de Leste”.
“O povo português é bom, é generoso. O que ele espera da nossa parte é que indiquemos caminhos próprios para obviar este sofrimento que está aí às portas e até já dentro da Europa”, acrescentou o padre David Sampaio.
AIS/CB