Fátima: Fundação AIS convida à mobilização de «todos» para «grande jornada do Terço com as Crianças»

Catarina Martins de Bettencourt faz apelo à participação na iniciativa internacional, que se realiza no dia 7 de outubro e é presidida por D. José Ornelas 

Foto: Santuário de Fátima

Lisboa, 03 out 2025 (Ecclesia) – A diretora do Secretariado Nacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS) convocou todos a participarem na oração do Terço com as crianças, que se realiza na próxima terça-feira, com centro em Fátima.

“Nós queremos que esta iniciativa seja um marco. Para isso, é importante que as comunidades, as paróquias, os movimentos, as escolas, os pais, os avós, os professores, os catequistas, todos, todos, todos se mobilizem para voltarmos a ter uma grande jornada do Terço com as crianças”, afirmou Catarina Martins de Bettencourt, informa hoje o portal da FAIS.

“1 Milhão de Crianças rezam o Terço pela Paz” é o nome da iniciativa internacional, que a FAIS organiza a nível global, pelo 20º ano consecutivo, e que vai ser presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima.

“É preciso dar voz às nossas crianças e, com elas, dar um sinal também à sociedade de que queremos viver em paz. Esta é uma grande oportunidade para escutarmos a voz das nossas crianças que querem viver num mundo sem guerras, sem a angústia do medo e da violência”, destacou a diretora da Fundação AIS em Portugal.

A oração do Terço com as crianças, que vai decorrer nos quatro continentes e em milhares de paróquias, mobiliza todos os 24 secretariados da AIS, tendo em 2023 e 2024 ultrapassado a barreira de um milhão de participantes.

“Para nós, é um orgulho, mas também uma enorme responsabilidade sabermos que vai ser entre nós, em Fátima, onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos, que vai decorrer o momento de oração mais simbólico nesta jornada que já se repete ininterruptamente desde há vinte anos”, assinala Catarina Martins de Bettencourt.

A responsável destaca que os membros da fundação pontifícia acreditam “profundamente no poder da oração” e, numa altura que “há tantas guerras, em que tantos povos estão a sofrer, em que há tantos sinais ameaçadores até de um conflito maior”, é importante mostrar a união e rezar com as crianças para que “o mundo não volte a caminhar para o desastre”.

D. José Ornelas, que vai presidir à oração do Terço com as crianças, saudou a FAIS pela iniciativa e destacou a destacou a importância de todos poderem ser “obreiros da paz” e da “misericórdia”.

“Desejo saudar todos aqueles que põem em funcionamento e em ação de graças e em súplica a Igreja que Sofre”, disse o bispo, na mensagem partilhada pela AIS.

Organizada pela fundação pontifícia, a iniciativa internacional tem, além do Santuário da Cova da Iria, o apoio de várias entidades como é o caso do Apostolado Mundial de Fátima.

O diretor desta associação, Nuno Prazeres, realça que a iniciativa internacional “pretende elevar as orações a Deus, através da Santíssima Mãe”, para alcançar a “paz no mundo”.

“Convido-vos, por isso, em nome do nosso apostolado e de todos os cristãos e de todas as crianças das escolas, da catequese, das várias comunidades paroquiais, para se unirem à oração neste dia e, desta forma, elevarmos com força esta oração, ao jeito dos Pastorinhos de Fátima, para podermos alcançar a paz tão necessitada para o nosso mundo”, convocou.

A oração do Terço na Capelinha das Aparições tem início às 18h30 de 7 de outubro e será transmitida através dos meios de comunicação social, nomeadamente a Rádio e TV Canção Nova e dos canais da AIS nas redes sociais.

Apesar te ter como epicentro Fátima, a jornada de oração vai concretizar-se em todo o país – e em todo o mundo – ao longo desse dia em diversos horários consoante a disponibilidade das escolas, das paróquias e dos grupos de catequese.

A campanha de oração começou em 2005 como um pequeno evento na Venezuela, celebrando 20 anos em 2025.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top